segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CALEM A BOCA, NORDESTINOS!
Por José Barbosa Junior

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra... outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos "amigos" Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos... pasmem... PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura...
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner...
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia...
Ah! Nordestinos...
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário... coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso... mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: - Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

José Barbosa Junior, na madrugada de 03 de novembro de 2010.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PERFIL DE MARENILSON


Marenilson Batista da Silva é natural de Remígio-PB, ainda jovem foi estudar na Escola Agrícola “Vidal de Negreiros” em Bananeiras-PB onde obteve o título de técnico agrícola. Após a conclusão, ingressou na Universidade Federal da Paraíba, campus de Areia-PB onde formou-se em engenharia agronômica e também obteve o título de Mestre em Agronomia. Ingressou na Embrapa Algodão em 1989, onde é pesquisador. Tem 43 anos, é casado e pai de dois filhos. Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário e da Associação dos Empregados da Embrapa Algodão, em Campina Grande-PB. Marenilson também exerceu o mandato de vereador por dois mandatos em Remígio-PB, nas legislaturas de 2001-2004 e 2005-2008, não disputando a reeleição na última eleição municipal de 2008. Foi ainda Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, representação do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, no período de 2005 a 2010, quando se afastou do cargo para disputar o Mandato de Deputado Estadual em março desse ano. Como Delegado do MDA na Paraíba, Marenilson esteve à frente de políticas voltadas à Agricultura Familiar e ao Desenvolvimento Territorial, como PRONAF, Programa Garantia Safra, Arca das Letras, Crédito Fundiário, PAA, Documentação da Trabalhadora Rural, Assistência Técnica e Extensão Rural, Reforma Agrária, Programa Territórios da Cidadania, entre outros. Após toda experiência acumulada, Marenilson aceitou o convite de diversas lideranças da Paraíba, entre vereadores, representantes dos territórios, do Partido dos Trabalhadores, de Organizações da Sociedade Civil, Sindicatos, Associações e professores para se candidatar a DEPUTADO ESTADUAL e debater na Assembleia Legislativa da Paraíba temas como Agricultura Familiar e Reforma Agrária, Desenvolvimento Territorial e Direitos e Cidadania. Todo trabalho e história de Marenilson, lhe garantem apoio em todo o Estado da Paraíba, que deverá ser fundamental para sua eleição. Marenilson 13455 para DEPUTADO ESTADUAL e Luiz Couto 1345 para DEPUTADO FEDERAL.

sábado, 28 de agosto de 2010

Mais uma pesquisa confirma Dilma eleita no primeiro turno

Foi divulgada hoje pela manhã mais uma rodada de pesquisa do IBOPE, os dados mostram Dilma com 51% dos votos e Serra com apenas 27. Confirmando a vitória da pestista ainda no primeiro, a mesma pesquisa avaliou o governo LULA, a provação do governo federal está nos incríveis 95 %, quase uma unanimidade.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MAIOR GENOCÍDIO DA HISTÓRIA

Durante os séculos XVI e XIX, foram trazidos para as Américas mais de 10 milhões de africanos, para trabalharem como mão de obra escrava, 40 % desse total de escravos veio para o Brasil, maior importador mundial, eles vinham trabalhar principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar no nordeste, nas minas de ouro e nos cafezais do sudeste. Do total de escravos traficados da África apenas 45 % chegavam em seu destino final, ou seja, aos proprietários, o restante morria durante a viagem do interior dos pais africanos até o litoral e do litoral através do oceano atlântico até os países americanos.
Os africanos transformados em escravos eram em sua maioria prisioneiros de guerra ou inimigos de algum líder tribal. Os negros eram capturados, torturados e enviados até os portos dos países para serem vendidos a traficantes internacionais de escravos, que muitas vezes ofereciam pelos prisioneiros materiais simples como tabaco, ou especiarias. A maior parte dos escravos morriam durante esse trajeto, devido, às condições subumanas que eram transportados, aos espancamentos e os ferimentos que sofriam durante a sessão de tortura que durava praticamente toda a viagem. Depois de vendidos os escravos eram colocados em navios sujos, apertados e sem nenhuma higiene, acorrentados uns aos outros e trancafiados em porões aonde até o oxigênio era limitado. Durante a travessia do Atlântico acontecia a segunda maior mortalidade dos africanos, muitos morriam ao contrair doenças e outros pela exaustidão e as péssimas condições da viagem. Chegando aos mercados de escravos em países americanos muitos estavam “beirando” a morte, ficavam confinados por um período para recupera-se, depois vendidos a elevados preços para os proprietários de terra, comerciantes, clero e pessoas comuns que tivessem condições de comprá-los.
Quase 7 milhões de africanos morreram durante a viagem do interior da áfrica até a América, número superior aos judeus mortos durante a segunda guerra mundial, caracterizando um dos maiores genocídios da humanidade. Fora isso ainda, tinha todo o sofrimento dos escravos nas fazendas e na cidade, trabalhando arduamente durante mais de 15 horas diárias, sem direitos ou garantias, sendo fiscalizados constantemente pelos feitores, e sofrendo severos castigos por muitos motivos simples ou mesmo sem motivo algum, tudo isso garantido em lei, sob os olhares das autoridades e da igreja católica um dos maiores proprietários de escravos da época.

sábado, 21 de agosto de 2010

Pesquisa Datafolha em 21/08

A primeira pesquisa após o inicio da propagando política na Tv e  rádio, encomendada pela folha de S.Paulo, confirma vitória de Dilma no primeiro turno com 54 % dos votos válidos. confiram no link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI165020-18176,00-DATAFOLHA+DILMA+PODERIA+VENCER+NO+PRIMEIRO+TURNO.html

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pesquisa IBOPE 16/08

Segundo a pesquisa IBOPE para presidente da república divulga ontem a noite, a candidata do PT tem 11 pontos percentuais a frente de seu principal concorrente José Serra do PSDB, eliminando os brancos, nulos e indecisos Dilma tem 51% dos votos válidos sendo eleita no primeiro turno. Tudo isso antes de começar o horário eleitoral aonde Dilma tem o maior tempo disponível, e a propaganda na TV e rádio proporcionará definitivamente a vinculação de sua imagem com a do presidente LULA, pois muitos brasileiros ainda não sabem que Dilma é a candidata do presidente. Depois do início do horário eleitoral será muito difícil para os adversários conseguirem reverte o quadro. Dilma está com a faca e o queijo na mão, basta fazer as coisas direito e liquidar o jogo no primeiro tempo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Vitória no primeiro turno?

Pesquisa feita pelo DATAfolha, confirma pela primeira vez Dilma a frente de Serra ( este instituto sempre mostrou Serra a frente ou empatado com Dilma, diferente dos demais institutos de pesquisa),  com 8 pontos percentuais a frente, Dilma fica apenas a 3 pontos para liquidar a eleição ainda no primeiro turno. Confira a reportagem completa sobre o assunto no link: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/datafolha-mostra-dilma-com-41-e-serra-com-33.html.
A pesquisa também avaliou o desempenho do governo LULA, e constatou o que os outros institutos de pesquisa já tinha comprovado, a quase unanimidade de aprovação, com os assustadores 96 % que consideram o governo ótimo, bom ou regular, apenas 4 % disseram que o governo é ruim ou péssimo.

Comitê Ricardo/DILMA

O candidato ao governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB) juntamente com uma ala do PT inaugurou nesta sexta-feira (13) o Comitê Ricardo-Dilma. O espaço vai funcionar como ponto de apoio para as duas candidaturas, unido simpatizantes do socialista e da presidenciável petista.
Ricardo destacou que o Comitê marcará um passo importante na campanha e disse ainda que ele e Dilma possuem o mesmo projeto político.
O candidato do PSB criticou a postura do seu adversário, José Maranhão (PMDB), de tentar impedir que Dilma Rousseff tenha o apoio de mais de um candidato nestas eleições. Segundo ele essa atitude mostra apenas interesse eleitoreiro.
"Nunca vi alguém que se diz aliado querer impedir que uma candidatura receba um apoio natural e de um partido que faz parte da base aliada da candidata. Quem quer que uma candidatura cresça não vai querer limitar a quantidade de apoios dela. Quem faz isso, não trabalha por esse candidato. O que nós vemos é alguém preocupado apenas em associar a imagem dele a candidatura de Dilma. Isso mais parece parasitismo político que apoio", declarou.
Participaram da inauguração representantes do grupo petista que apóiam a candidatura de Ricardo, como o deputado federal Luiz Couto, o vereador pessoense Benilton Lucena, o presidente do diretório pessoense Antônio Barbosa, dentre outros.
Luiz Couto fez questão de mencionar que já a relação entre Ricardo e Dilma é algo que já existia antes das eleições. “O apoio de Ricardo a candidatura de Dilma não é algo momentâneo. Ricardo Coutinho se identifica com o projeto político do PT, tanto que suas ações à frente da Prefeitura de João Pessoa andaram em sintonia com o Governo Federal. É importante que a militância perceba que esse comitê Ricardo/Dilma é a continuação de um trabalho que pode mudar a Paraíba, trazendo progresso e desenvolvimento”, acrescentou.
Para o deputado, o comitê fará uma grande diferença na campanha de Dilma e também na de Ricardo Coutinho.

FONTE: pb1.com.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entrevista no Jornal Nacional

A rede globo esta realizando entrevista com os candidatos a presidência da republica em seu principal telejornal, os apresentadores William Boner e Fátima Bernardes sabatinam os principais concorrentes ao planalto. Em duas entrevistas realizadas até o momento no Jornal nacional, estiveram presentes as candidatas Dilma do PT e Marina Silva do PV.
As entrevistas estão deixando muito a desejar, primeiro porque durante as entrevistas não estão dando espaço para os candidatos exporem seus planos de Governo, ações e projetos, e segundo a emissora está claramente tomando partido, deixando evidente seu lado de oposição ao atual Governo Federal.
Em relação ao primeiro ponto, os eleitores querem saber dos projetos, ideias e futuras ações dos presidenciáveis para que possam escolher o melhor, em seu ponto de vista, para governar o país nos próximos quatro anos, e não dos erros ou acertos do atual Governo, as perguntas feitas para as candidatas foram voltas para pontos polêmicos que envolveram o Governo Federal em anos passados, e sobre alianças políticas, nada sobre educação, saúde, emprego, carga tributária, agricultura, reformas, investimentos, ou futuras obras, ficando bem claro que o objetivo da emissora é desqualificar o atual Governo.
Já sobre o segundo ponto, nada de novidade, a rede globo sempre foi contra os partidos tidos como de esquerda, nunca morreu de amores por LULA, apoiou a ditadura militar durante os vinte e cinco anos de torturas, assassinados, e violência contra o povo brasileiro, apoiou a candidatura de COLLOR em 1989, as de FHC em 1994 e 1998, e as de José Serra em 2002 e Geraldo Alckmin em 2006, agora com a popularidade de LULA em alta, cuja aprovação (quem considera o governo, ótimo, bom ou regular) beirando a unanimidade, com a percentagem de 95% segundo a última pesquisa do IBOPE realizada no inicio do mês, a meta da Globo agora é criticar o governo, desqualifica-lo, diminuir a popularidade e tentar influenciar a opinião pública, evitando que o presidente transfira os votos para a sua candidata. 

BLOG da ASCOM de Junco-PB

A assessoria de comunicação da prefeitura de Junco do Seridó-PB (ASCOM Junco) criou um blog para divulgar ações, projetos, reportagens, documentos oficiais e outras informações relevantes para a população juncoense confiram essa novidade no link: www.informativojunco.blogspot.com

sábado, 10 de julho de 2010

Quanto custa os deputados e senadores?

Cada Deputado Federal custa aos cofres públicos uma quantia de R$ 99 mil, e cada senador mais de 120 mil reais mensais.Os dados são do site Senado em foco. Os deputados recebem R$ 16.512,09 de salário por mês,eles ganham 13°, 14° e 15° salário, Entre os benefícios mais generosos figuram as verbas que garantem o pagamento de despesas com passagens aéreas, fretamento de aeronaves, correspondência, telefone (a conta do celular, por exemplo, é ilimitada), combustíveis e lubrificantes, consultorias, divulgação das atividades parlamentares, aluguel de escritórios políticos, materiais de expediente, assinatura de publicações e serviços de TV e internet e a contratação de segurança privada. Essas despesas não incluem a gastança com os quase 36 mil funcionários públicos do Legislativo, população superior à de centenas de cidades brasileiras.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

União Europeia proíbe importação de madeira ilegal

Após sete anos de promessas e adiamentos, a União Europeia deu um passo histórico no combate aodesmatamento, ao proibir o comércio de madeira ilegal em seus 27 países. O marco legal tem impacto na preservação da Amazônia, já que 47% da madeira consumida na Europa vem da floresta brasileira.
A partir de 2012, empresas de setores de transformação, como móveis e papel, terão de indicar a rastreabilidade de seus produtos até os autores do corte das árvores. E traficantes serão passíveis de cadeia. A legislação foi aprovada pelo Parlamento Europeu com 644 votos a favor, 25 contra e 16 abstenções.
O texto estipula que, em cada etapa da cadeia produtiva, os produtos derivados da madeira terão de indicar de quem a matéria-prima foi comprada e para quem será vendida, assim como os meios de localizar os responsáveis.
A votação no Parlamento Europeu será agora encaminhada ao Conselho Europeu, o órgão que reúne os chefes de estado e de governo dos 27 países, onde será homologado - já há um acordo prévio para tanto. Em seguida, cada país realizará sua própria regulamentação, prevendo os casos passíveis de condenação e as penas para os infratores.

FONTE: revista globo rural

quarta-feira, 7 de julho de 2010

CCJ aprova projeto para punir pais que envolvem filho em briga conjugal



A punição também pode atingir avós e responsáveis pela criança. 
O projeto tem caráter terminativo e segue direto para a sanção presidencial.

Eduardo BrescianiDo G1, em Brasília
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (7) um projeto que pune pais e mães que envolvam seus filhos em brigas conjugais. A punição pode atingir também avós e responsáveis pela criança. O projeto tem caráter terminativo e segue direto para a sanção presidencial.


Com base nesta lei, o juiz poderá ampliar o convívio do filho com o genitor prejudicado pela “alienação parental” e até retirar a guarda de quem cometeu este ato. Existe ainda a possibilidade de imposição de multa.A chamada “alienação parental” pode acontecer quando se coloca a criança ou o adolescente contra o pai ou a mãe. Pela lei, se enquadra neste termo a realização de uma “campanha de desqualificação” contra o outro ou a imposição de dificuldades para o contato entre a criança e o genitor.
Fonte: portal de noticias da Globo. g1.com.br

Dilma sobe 8 pontos em MG

Segundo o Jornal o Globo, uma pesquisa feita pelo PSDB em Minas Gerais, indica empate entre José Serra (PSDB) e Dilma do PT, Dilma Rousseff subiu oito pontos percentuais. Foram feitas oito mil entrevista no estado.

Novo presidente da EMATER

O atual presidente da EMATER-PB Hermano Severino, deixará ao cargo e assumirá em seu lugar o médico veterinário LINO Gonçalves, segundo funcionários da EMATER, a substituição foi a pedido do novo secretário de agricultura do estado

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DILMA REGISTRA CANDIDATURA


Dilma registra candidatura e prevê gasto de R$ 187 mi na campanha


Petista declarou patrimônio de pouco mais de R$ 1 milhão.
Vice Michel Temer (PMDB) informou ter patrimônio de R$ 6 milhões. maiores informações no link: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/07/dilma-declara-patrimonio-de-r-1-milhao-ao-registrar-candidatura.html

domingo, 4 de julho de 2010

Nova pesquisa presidencial

Pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para presidente da República, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, aponta empate em 39% entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Uma coisa é certa, essa será uma das mais disputadas eleições presidenciais de todos os tempos,e o resultado final só saberemos no segundo turno.

sábado, 3 de julho de 2010

Efraim diz ter apoio de Cássio e Ricardo




Efraim garante que Cássio e Ricardo reafirmaram seu lugar na chapa

O senador Efraim Morais (PMDB) está confiante que permanecerá como candidato a senador na chapa da oposição, mesmo diante do silêncio público que vem enfrentando de seus aliados, o ex-prefeito Ricardo Coutinho e o ex-governador Cássio Cunha Lima. Em contato com WSCOM Online, ele afirmou que sua candidatura a reeleição está definida e que conta com o apoio de Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) na disputa com o ex-senador Ney Suassuna (PP), que quer tirar seu espaço na chapa majoritária da oposição composta pelo ex-prefeito de João Pessoa e o ex-governador.
“Sou candidato a senador, ta definido. Inclusive, já conversei com Ricardo e Cássio eles prometeram assegurar meu espaço na majoritária”, afirmou.
Efraim disse que as informações de que o seu segundo suplente, o ex-deputado Ramalho leite (PPS), havia desistido da candidatura não tem a menor procedência.
“Está informação não tem procedência, pelos menos eu não conhece. Conversei com Ramalho hoje e ele não me disse nada sobre isto, o que sei é que ele já encaminhou a documentação para registrar sua candidatura”, disse.
Os desentendimentos no grupo da oposição começaram na última quarta-feira, 30, durante a convenção, quando Ney Suassuna anunciou que também será candidato ao Senado Federal. O problema é que ‘aparentemente’ a majoritária da oposição já estava fechada, com Ricardo, Cássio e Efraim. 
Da Redação
WSCOM Online

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pesquisa presidencial, 02/07/2010


Datafolha aponta empate entre Dilma e Serra na corrida presidencial


Tucano soma 39% das intenções de votos; petista, 38%; Marina Silva; 10%.
Instituto entrevistou 2.658 pessoas na quarta (30) e quinta-feira (1º).

Do G1, em São Paulo
Pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo", nesta sexta-feira (2), aponta empate técnico na corrida presidencial entre Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB. O candidato tucano tem agora 39% das intenções de votos, contra 38% da petista. Marina Silva, do PV, aparece com 10% da preferência do eleitor. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada quarta (30) e quinta-feira (1º), em todo o país, e é a primeira após as convenções que oficializaram as candidaturas à Presidência. Foram entrevistadas 2.658 pessoas, das quais 5% responderam que vão votar em branco ou nulo, e outros 9% disseram não saber em quem votar.

 
 última pesquisa Datafolha, realizada nos dias 20 e 21 de maio, Dilma e Serra também estavam tecnicamente empatados, cada um com 37%. Marina oscilou dois pontos percentuais para baixo, pois havia somado12% na ocasião.
Pesquisa espontânea. 
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada aos entrevistados uma lista com os nomes dos candidatos, Serra subiu de 14% (pesquisa anterior) para 19%. Dilma foi de 19% a 22%. Marina manteve 3%.
Rejeição
Serra mantém a maior rejeição, pois 24% dos entrevistados disseram que não votariam no candidato tucano. Dilma se manteve com 20% de rejeição. Marina tem 14%.
Eventual 2º turno
Segundo o instituto, Serra e Dilma empatam tecnicamente numa eventual disputa no segundo turno: 47% para o tucano contra 45% da petista.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eleição na PB

Começou para valer a política na Paraíba, as convenções do PMDB e do PSB, foram realizados hoje (01 de julho de 2010), de um lado o tradicional José Maranhão, que está lutando para conseguir seu quarto mandato como governador da PB, com uma política tradicional voltada para grandes obras hídricas e a concentração de velhas raposas em cargos de destaque no governo, O PMDB conta com o apoio do desunido PT, que infelizmente perdeu força no estado, Luciano Cartaxo com pouco expressividade dentro e fora do PT não conseguir ser indicado para vice, em seu lugar surge o dono da bola o deputado Rodrigo Soares atual presidente do partido. Do outro lado encontra-se a força jovem do ex prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho ex-militante do PT, que deixou a sigla depois de uma briga interna com Avenzoar Arruda (esse desapareceu da política) pela indicação do partido para disputar a prefeitura de João Pessoa, Ricardo não foi o escolhido e resolveu deixar o partido, na verdade quem perdeu mesmo foi o PT, pois, perdeu um grande líder. Coutinho se destacou na administração da capital do estado, e venceu duas eleições para prefeito, na convenção do PSB indicou como vice em sua chapa nada menos que o atual deputado federal Rômulo Gouveia, que durante duas vezes tentou vencer o PMDB na disputa para prefeito da segunda mais populoso cidade do estado, Rômulo ostenta agora um grande compromisso levar a população de Campina Grande a votar em peso no PSB, já que ele foi o indicado para representar o clã Cunha Lima. O que torna eleição na PB super interessante este ano, além da acirrada disputa entre os antigos afetos hoje inimigos políticos para cargo de governador, é a peculiaridade na briga para o senado, o líder nas pesquisas o ex governador Cássio Cunha Lima, talvez nem seja candidato devido a nova lei da ficha limpa, Efraim Moraes está atolado em denúncias de funcionários fantasmas, Ney Suassuna quer ser candidato, mas até agora não achou muito espaço, e do lado do PMDB os candidatos não empolgaram muito o eleitorado, talvez fosse a hora de Luiz Couto do PT, mas ele descartou a possibilidade. Eu só quero ver em tudo isso vai dá, estou ansioso para presenciar o rumo da eleição na PB esse ano! 

Ailton Santos