domingo, 27 de novembro de 2011

Méritos do Beltrame e do Sergio Cabral

Na edição de 21 de novembro de 2011, da revista Época da editora Globo, uma das mais inteligentes jornalista da atualidade (minha opinião) Ruth de Aquino, trás em sua coluna semanal uma reportagem sobre o secretário de segurança pública do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame, na reportagem o que chama a atenção é o exagero que a reporte como toda a mídia nacional está tratando o Beltrame, sabemos da capacidade do policial federal que está colocando o Rio em ordem, pacificando favelas e ganhando o respeito e admiração da população carioca, mas o trabalho não é apenas de Beltrame como a mídia mostrar, as UPP´s são uma realidade e o trabalho é mérito principalmente do Governador Sérgio Cabral do PMDB, de uma politica em que valoriza o policial honesto e pune os corruptos, tem muita coisa para fazer no Rio, mas alguém tinha que começar e quem deu o ponta pé inicial foi o governador, Beltrame foi escolha do Cabral, e ele é mais uma peça importante no quebra cabeça que o governo do Rio está montando contra o crime organizado, parabéns não só para o Beltrame mas principalmente para o Governador do Rio.

Seminário de Avaliação do PNAE em Junco

Segunda dia 27 de novembro de 2011, acontecerá na sede da Secretaria de Agricultura de Junco do Seridó-PB um seminário de avaliação do PNAE, o principal objetivo do seminário é fazer uma reflexão sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) no município, ver os problemas e as possíveis soluções para os mesmos, o seminário contará com as presenças dos secretários de agricultura e educação, de técnicos da EMATER, merendeiras, diretoras de escolas, estudantes, vereadores, agricultores familiares e da técnica de base de comercialização do território do médio sertão. As discussões iniciam as 9 horas da manhã.

A Crise Mundial e o Brasil



Passamos por uma das maiores crises econômicas mundiais, algumas economistas comparam a atual crise com a de 1929, aonde aconteceu a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Países ricos estão sofrendo na pele o efeito da crise, os EUA quase imbatível economicamente foi rebaixado pelas agencias de avaliação econômica, países da União Européia estão lutando e tomando medidas muitas vezes radicais para tentar conter a crise e evitar uma quebradeira geral no bloco, cogita-se inclusive a tomada de empréstimos por parte dos países ricos aos países em desenvolvimento, coisa única antes inimaginável na econômica global.

Na atual conjuntura econômica mundial aparece o Brasil, com sua econômica sólida, resultados de anos de uma política correta valorizando suas reservas, onde os efeitos da crise ainda não nos atingir, mas mesmo gozando de benefícios econômicos e longe da crise mundial, muitos economistas brasileiros parece torcerem contra o país, parecem até argentinos torcendo contra a seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo. Diariamente se ler notícias vinculadas na grande mídia nacional ligada a economia, sempre falando da possibilidade da crise atingir o Brasil, mas as previsões são tão catastróficas que sentimos a crise antes mesmo dela atingir o país. Sei que precisamos nos preocupar, mas o exagero dos comentários da economia faz sentirmos um tremendo baixo astral, e atrapalha mais que ajudam, em minha opinião os comentários são mais para desestabilizar o governo do que contribuir para uma pré-avaliação da crise no Brasil. O Brasil está forte, o PT mostrou que é o único partido que sabe fazer oposição e governar de maneira correta, justa e competente.
Por: Ailton F. Santos

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Covardia e um desabafo

No último dia 10, aconteceu em Monteiro-PB, cariri paraibano uma reunião aonde foi discutida a escolha da nova instituição que irá prestar assistência técnica aos projetos da região. No calor da discussão um representante de uma das entidades que concorria na seleção e agricultor familiar Franco Vanderley  foi covardemente agredido pelo técnico Allison Gomes, uma covardia sem precedentes. segue abaixo um comentário do grande Professor Daniel Duarte sobre o evento.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!


PREZADO MARCOS E DEMAIS,

AO ATINGIR A FACE DO FRANCO PELA FRANQUEZA DO MESMO EM  CRITICAR  A PRETENSA CONDUÇÃO DE UMA ENTIDADE EM DETRIMENTO DOS ANSEIOS DE UMA REGIÃO POR MELHORES DIAS, MELHORES INSTITUIÇÕES E MELHORES TÉCNICOS, O TÉCNICO ATINGIU A UMA FACE DO CARIRI.

NÓS DAREMOS A OUTRA FACE SIM, COM A NOSSA  FRANQUEZA PECULIAR, QUESTIONANDO O QUE REALMENTE SE TEM FEITO PELA NOSSA REGIÃO ALÉM DE ELABORAR/IMPOR PROJETOS  SEM HORIZONTES REALMENTE DEFINIDOS E ATUAR APENAS COMO FISCAIS DESTES E DE OUTROS PROJETOS E EM MUITOS CASOS, PROJETOS ONDE FORAM INVESTIDOS, CENTENAS E MILHARES DE REAIS SEM SE ATINGIR O OBJETO FIM QUE É MELHORAR A VIDA E AS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO,  INOVAR NO REAL MODELO  DE DESENVOLVIMENTO ADEQUADO  E EMPODERAR OS NOSSOS CONTERRÂNEOS.

O CORONELISMO E O MANDONISMO MUITAS VEZES VEM TRAVESTIDOS DE "PROCESSOS DEMOCRÁTICOS" ADVINDO DE UMA PLENÁRIA HABILMENTE CONDUZIDA DIAS ANTES OU MESMO, DURANTE A CONDUÇÃO DA DISCUSSÃO. NÃO SE SABE O QUE SE OFERECE COMO BÔNUS OU PRÊMIO MAS, ALGO OU ALGUÉM TEM A GANHAR COM ISSO. 

O NOSSO EXAME DE CORPO DE DELITO MOSTRARÁ QUE MUITOS FRANCOS TEM SIDO ATINGIDOS DURAMENTE DURANTE TODOS ESTES ANOS POR UM ENXAME DE ENTIDADES  E TÉCNICOS  SEM NENHUM VÍNCULO COM A REGIÃO A NÃO SER O SALARIAL. FALTAM O COMPROMISSO, A EMOÇÃO, O QUERER VER ACONTECER, O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO. ENFIM O SER CARIRIZEIRO. COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES! (FAVOR NÃO INTERPRETAR COMO XENOFOBISMO).

QUE ISTO NOS SIRVA DE LIÇÃO!  QUE AS INSTITUIÇÕES CARIRIZEIRAS FORTALECIDAS NA LUTA E PASSADAS "NA CASCA E NA GORDA" PEÇAM URGENTEMENTE UM HABEAS CORPUS TÉCNICO PARA A REGIÃO. QUE A MASSA DE TÉCNICOS LEGITIMAMENTE CARIRIZEIROS, OU AFINADOS COM  A REGIÃO, SEJA AGORA A CONDUTORA DO PROCESSO. E COMO TEMOS VALORES NO NOSSO CARIRI!!!

JÁ MOSTRAMOS ISSO COM RELAÇÃO AO TURISMO, A CULTURA, A CAPRINOCULTURA, A GESTÃO PACTUADA, ENTRE OUTRAS AÇÕES. FALTAVA AGORA UM MOTIVO MAIS REVOLUCIONÁRIO PARA QUE TOMÁSSEMOS AS RÉDEAS DA DISCUSSÃO. ESTE SE REVELOU NA FACE DE FRANCO QUE É A FACE DO CARIRI. FOI A NOSSA FACE QUE FOI ATINGIDA. COLOQUEMOS EM PRÁTICA O QUE GALHARDAMENTE CONQUISTAMOS DURANTE A CONSTRUÇÃO DA UNIVERSIDADE CAMPONESA.

QUE ESTES "PSEUDODETENTORES" DO "DESENVOLVIMENTO" DA REGIÃO SEJAM EXTRADITADOS DA NAÇÃO CARIRI.  QUE SEJAM JULGADOS A LUZ DA  CARTA MAGNA DA REGIÃO  QUE É LASTREADA NUMA LUTA DE MAIS DE TREZENTOS ANOS PERMEADA PELAS ADVERSIDADES CLIMÁTICAS  E CONJUNTURAIS QUE AGORA FICARAM PARA TRÁS. QUE SEJA AGORA INICIADA UMA LUTA NO SENTIDO DE ELIMINAR AS ADVERSIDADES QUE TEIMAM EM  MALTRATAR A FACE DO CARIRI E DOS CARIRIZEIROS.

QUE SEJA CONVOCADA EM REGIME DE URGÊNCIA UMA ASSEMBLÉIA CARIRIZEIRA ONDE AS MAIS DIFERENTES INSTITUIÇÕES, ENTIDADES E PESSOAS DECIDAM COMO DEVE SER A REGIÃO E NÃO COMO DEVA SER A REGIÃO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO CARIRI


DANIEL DUARTE PEREIRA
CARIRIZEIRO DE SUMÉ

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Agora, o sal faz bem à saúde

Brasileiros ingerem mais do que o dobro da quantidade diária de sódio recomendada (Foto: ÉPOCA)

Nova pesquisa sugere que a recomendação para reduzir a ingestão de sal pode aumentar os níveis de gordura no sangue e causar doenças




REDAÇÃO ÉPOCA


Um estudo publicado hoje no jornal da Associação Americana de Hipertensão contraria a orientação que médicos e nutricionistas dão a seus pacientes: reduzir a quantidade de sal na alimentação. A pesquisa, liderada por cientistas europeus, sugere que diminuir a ingestão de sal pode prejudicar a saúde, não fazer bem. O sal contém sódio, um mineral essencial à vida, mas que, em excesso, pode causar problemas, como aumento da pressão arterial. Ela leva a doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. Os brasileiros consomem em média 12 gramas de sal por dia, quantia 2,5 vezes maior do que a recomendada. Estima-se que, se apenas 5 gramas fossem ingeridas diariamente, haveria uma queda de 15% nas mortes causadas por derrames e de 10% naquelas ocasionadas por infarto. Outros 1,5 milhão de brasileiros deixariam de tomar remédio para baixar a pressão.
O grupo do cientista dinamarquês Niels Graudal, do Hospital da Universidade de Copenhague, analisou o resultado de 167 estudos já publicados. Concluiu que reduzir o sódio na alimentação ajudou, sim, os voluntários a baixar a pressão arterial. Mas a privação aumentou a quantidade no organismo de fatores que também causam problemas cardiovasculares. A restrição alimentar aumentou em 2,5% os níveis de colesterol e em 7% o de triglicérides. Ambos são tipos de gordura que podem se acumular nos vasos sanguíneos.
Os autores do estudo dizem que faltam pesquisas para entender os efeitos em cadeia da redução de sódio. O que é mais seguro: reduzir a pressão e aumentar os níveis de gordura ou  baixar os níveis de gordura e aumentar a pressão?

O debate parece estar apenas no começo. Leva-se anos para construir consenso científico sobre um assunto. Há décadas os pesquisadores estudam os efeitos do sódio no organismo e estavam seguros sobre as vantagens em reduzir seu consumo. Enquanto a polêmica não se resolve, talvez, o melhor seja seguir a recomendação de sempre e ficar de olho no saleiro.A pesquisa do grupo dinarmaquês é mais uma de uma safra recente que questiona o consenso científico sobre a necessidade de reduzir a ingestão de sódio para evitar doenças cardiovasculares. Em maio, o pesquisador Jam Staessen publicou no Journal of The American Medical Society (Jama) outro estudo sugerindo que reduzir a ingestão de sódio não é boa ideia. Staessen, da Universidade de Leuven, na Bélgica, acompanhou mais de 3.600 europeus durante 8 anos. Morreram mais voluntários do grupo que consumia menos sal do que do grupo que consumia mais sal. O estudo foi criticado na comunidade científica por ter falhas metodológicas.

fonte: epoca.com.br

NOVA PRESIDENTE DO CREA-PB

Ontem na Eleição do CREA/PB ganho a disputa a engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo. Giucélia é membra da direção do sindicato dos engenheiros da Paraíba e atualmente delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (MDA) do goveno Dilma. Sua vitória significou que pela primeira vez uma mulher de esquerda e socialista vai presidir o CREA/PB, a Giucélia é da direção estadual do PT/PB e dirigente da articulação de esquerda no Estado,  comanda a esquerda socialista na Paraíba,  desejamos uma excelente gestão frente ao CREA/PB e ao MDA.

Associação dos castanheiros de Junco

Foi fundada no último sábado (05/11) a acajus (Associação dos Castanheiro de Junco do Seridó-PB), a fundação aconteceu no prédio da EMATER local e contou com as presenças do prefeito Branco, do Vereador Bastinho, do Secretário de Agricultura Ailton Santos, do técnico da EMATER Kleber Fernandes, do chefe do gabinete da prefeitura de Junco Vicente Vanildo, representante da COOPERJUNCO e de vários castanheiros. A associação representa um marco para lutas de melhoria das condições de vida da população juncoense que vive na atividade da venda da castanha, a criação da associação era um sonho dos castanheiro que a mais de 10 anos vinham lutando para tentar organizar uma associação. O prefeito Branco falou que apoia a iniciativa que partiu dos próprios castanheiros e a prefeitura estará a disposição para contribuir com o fortalecimento dessa importante atividade econômica que gera renda em nosso município. Segundo Vicente Vanildo no prazo máximo de um mês a associação estará com seu CNPJ ativo e com a documentação toda legalizada. É unanime a vontade de organização por parte dos castanheiros, após a legalização da associação a próximo passo é buscar alternativas para melhorar o produto, agregar valor e desenvolver novas formas de comercialização. Tanto a EMATER Junco quanto a Secretaria de Agricultura estarão acompanhando de perto a associação e estarão a inteira disposição para contribuir da melhor forma possível.