Foi realizada ontem (27/07/2012) na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) uma reunião especial do Gabinete da Palma forrageira, O Gabinete é um órgão formado por diversas instituições que tem como objetivo o estudo e a propagação da cultura da Palma, ele surgiu da necessidade do controle da principal praga da cultura (cochonilha do carmim) que já devastou boa parte da Palma no estado, a variedade conhecida popularmente com palma gigante a mais cultivada pelos agricultores do nordeste, já deixou de existir em vários municípios do cariri, seridó e sertão da Paraíba, devido ao severo ataque da praga.
A cochonilha do Carmim é um inseto que alimenta-se da cultura da palma destruindo em poucos dias as raquetes da planta. Em muitos países a cochonilha é usado para a fabricação de corantes naturais, uma alternativa ao uso de corantes artificiais que foram proibidas pela ONU, devido, aos seus efeitos cancerígenos, a forma mais eficiente do cultivo da cochonila é implanta-las na cultura da palma, nesse caso, o principal produto é o cultivo da cochonilha para a fabricação de corantes, várias espécies de cochonilhas são criadas nas raquetes da palma para a fabricação dos corantes, só que a espécie de cochonilha que está atacando a palma na Paraíba e alguns municípios do Pernambuco produzem pouco corante, ineficiente para o uso comercial e tem uma grande severidade que mata a planta em poucos dias do inicio da infestação. A Cochonilha do Carmim foi trazida ao Brasil como o intuito de pesquisar especies de cochonilha para a fabricação de corantes, só que o inseto se propagou saiu do controle dos pesquisadores e acabou virando a principal praga da cultura na atualizada, dizimando praticamente a cultura em várias regiões do estado.
A mais de 10 anos que a cochonilha ataque e devasta a cultura da Palma na Paraíba, embora várias instituições viessem trabalhando no combate a praga, não existia uma forma organizada e eficiente para solucionar o problema, a partir do inicio deste ano, foi criado o Gabinete da Palma para organizar e mobilizar as instituições para juntas tentarem combate a praga. O Gabinete é formada por instituições como a UFCG, UFPB, EMEPA, EMATER-PB, Banco do Nordeste, INSA, FAEPA, SENAR, EMBRAPA, SEDAP, PATAC, ASA-PB, Parque Tecnológico da PB, MAPA dentre outros. Uma das principais ações do Gabinete é a organização, discussão e realização através das instituições, de pesquisas, propagação e distribuição de raquetes de palma resistente a Cochonilha do Carmim. A EMEPA pesquisou, registrou e já está distruibuíndo variedades de palma resistentes a praga, as variedades PALMEPA PB 1, PALMEPA PB 2, PALMEPA PB 3 e PALMEPA PB 4, já foram estudadas e registradas em nome da EMEPA, essas variedades estão sendo propagadas em vários campos experimentais espalhados pelo estado para serem distribuídos com os agricultores produtores de palma. Existe hoje vários projetos de pesquisas realizados por instituições presentes no Gabinete da Palma com variedades resistente a Cochonilha.
Para agilizar as ações do Gabinete da Palma, estão sendo criados nos municípios os Gabinete Municipais da Palma, esses Gabinetes terão ligação direta com o Gabinete da Palma e terão dentre outras a função de selecionar os agricultores que receberam as raquetes de Palma resistente a Cochonilha.