sábado, 29 de junho de 2013

Grande Mídia e os Protestos

As manifestações realizadas Brasil afora, em protesto inicialmente contra o aumento das tarifas do transporte coletivo, depois contra uma série de coisas que vão desde reivindicações contra a Copa do mundo, passando por melhorias na saúde, educação, em favor dos direitos de minorias, contra a corrupção, a PEC 37 dentre outros. Tudo isso serviu para mostrar a força do povo, que é possível mudar um país indo as ruas reivindicar, e as manifestações fazem parte do jogo democrático, deixamos de viver em berço esplendido para mostrar ao mundo que o povo brasileiro não foge à luta. Mas toda essa mobilização serviu para a grande mídia distorcer as informações e transformar tudo isso numa manobra política contra o Governo Federal.

As manifestações têm caráter de esquerda, surgiram dentro de movimentos de esquerda, (confiram mais informações sobre o assunto no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=qfWHac_Zrj0). A grande mídia nacional formada principalmente pela Rede Globo, Grupo Abril,  e o grupo Folha de São Paulo, usaram essas manifestações para tentarem atingir seus objetivos que no momento é desestabelecer o  Governo a um ano das eleições, para que o velho aliado da mídia, ou seja o PSDB, tenha condições de voltar ao poder em 2014.

Os protestos foram muito importantes, o Congresso Nacional pressionado pelas manifestações das ruas, votou inúmeras matérias que estavam paradas há muito tempo, rejeitou o PEC 37, aprovou medida provisória que destina os royalties do petróleo para a educação (ainda precisa passar por mais votações), rejeitou mais de 40 milhões de reais que seriam usados na Copa, aprovou (embora precise passar por mais votações) o fim do voto secreto para cassação de mandatos parlamentares, acelerou o processo de cassação do Dep. Natan Donadon dentre outras matérias importantes, tudo isso em apenas três dias de votação, conclusão, quando os senhores Deputados e Senadores querem trabalhar eles fazem. Mas é preciso o povo ir às ruas para pressioná-los?  

Os protestos também foram fundamentais para que as taxas exorbitantes dos transportes coletivos fossem baixadas, em todo o país houve redução do preço das passagens. A discussão sobre o passe livre deixou de ser utopia, para ser discutidos em alguns cidades e até no Distrito Federal.

O Governo Federal, reduziu impostos para diminuir as tarifas das passagens, esse mesmo Governo acelerou a discussão sobre a reforma política, tão esperada à anos, até sugeriu uma consulta popular através de plebiscito para discutir a reforma, além de receber e dialogar com os manifestantes.

O Poder Judiciário também foi afetado pelas manifestações, o STF rejeitou o último recurso do Dep. Natan Donadon e foi decretada sua prisão preventiva, quem diria no Brasil um político preso por corrupção, o único preso até o momento por esse tipo de crime.

Como podemos ver os protestos afetaram todas as esferas do Poder, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Agora o ruim de tudo isso é o uso político que a grande mídia está fazendo, de forma a parecer que todos esses protestos são contra o Governo do PT, embora muitos não concordem com o governo, os protestos são contra toda classe política, contra corrupção em todas as esferas do poder, os protestos são para mostrar a insatisfação da população contra os serviços públicos oferecidos por todos os governos, não só o federal, não são manifestações políticas partidárias, são do povo querendo melhor qualidade de vida.


Só para ter uma ideia a Rede Globo deixou de exibir suas novelas, ou seja, seus produtos de maior lucratividade, para mostrar os protestos pelo Brasil, foram mais de quatros horas seguidas sem intervalo, mostrando o povo nas ruas das principais cidades do país. Com que intuito a gigante das comunicações fez isso? E por que logo após os protestos, o Grupo Folha fez uma pesquisa para avaliar a aprovação do Governo? E divulgaram de forma extraordinária os resultados que indicaram a redução da aprovação do Governo para 30%?. A mídia quer o PSDB de volta ao Planalto e estão usados os protestos democráticos do povo para atingir seus objetivos políticos partidários. 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

EMATER-PB realiza dia especial sobre fenação

O Semiárido Brasileiro está passando por uma das piores secas das últimas cinco décadas, embora pessoas não estejam morrendo como em períodos passados, devido às ações governamentais e programas sociais, as atividades agropecuárias estão prejudicadas. Em todos os Estados milhares de animais morreram e ainda estão morrendo em conseqüência do prolongamento da estiagem, cultivos agrícolas e culturas anuais não fazem mais parte da paisagem nordestina a pelo menos dois anos.

Existe a necessidade de desenvolver técnicas que possam ser aplicadas na região, de forma eficiente, que venham beneficiar os agricultores do Semiárido. Tais técnicas até já existem, algumas desenvolvidas há anos, Guimarães Duque na década de 1940 fala em seus trabalhos em várias delas. O que é preciso na verdade é o aprimoramento de algumas dessas técnicas e a difusão delas no meio rural, especialmente entre os pequenos agricultores familiares.

A extensão rural é uma das formas mais eficientes para que técnicas cheguem aos pequenos agricultores, na Paraíba esse trabalho é desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PB).

A EMATER-PARAÍBA está levando técnicas de convivência com o semiárido para todas as regiões do Estado. Um bom exemplo são os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no município de Santa Cecília, no território do Vale do Paraíba, onde mensalmente um evento é organizado para difundir uma técnica de convivência com o semiárido.

No dia 26 de junho, o escritório local da EMATER, organizou um dia especial para divulgar a técnica da fenação. Essa técnica consiste em retirar a umidade das culturas forrageiras para que possam ser armazenadas e fornecidas em períodos de escassez aos animais, a fenação mantém as características nutricionais das culturas e melhora a palatabilidade das mesmas. Embora seja uma técnica milenar a fenação é pouco conhecida pelos agricultores familiares de Santa Cecília, desta forma, a realização do dia especial sobre fenação, serviu para colocar em prática o que está sendo difundido nos treinamentos e palestras sobre conservação de forragens que estão sendo realizadas pela EMATER em todas as comunidades rurais do município de Santa Cecília.


O dia especial sobre fenação foi realizado na comunidade Maniçoba e contou com o apoio da associação dos agricultores familiares da localidade e assessoria da Zootecnista Sara Rufino. O feno foi feito com plantas nativas, especialmente com a cultura da maniçoba, bastante abundante nesta época. O evento teve como objetivo principal demonstrar na prática como é realizada a fenação. Para o feno ficar pronto é necessário que as plantas, depois de passarem em uma forrageira mecânica, fiquem pelos menos três dias ao sol e ao vento (variando com a cultura e temperatura ambiente) para secar e após está completamente seca, devem ser armazenadas em sacos de 50 kg (também podem ser enfardados) e posteriormente colocados em uma área protegida da umidade para evitar perdas.   























terça-feira, 25 de junho de 2013

Por que sou a favor da COPA DO MUNDO no Brasil

Sou a favor dos protestos que estão acontecendo Brasil a fora (que podem ser visualizadas em postagens anteriores). As manifestações que pedem a redução das tarifas do transporte coletivo, melhoria na saúde, educação e contra a corrupção são louváveis e mostra que o nosso povo acordou e está insatisfeito com o rumo da política nacional.

As manifestações estão servindo para protestar contra tudo, não existe uma pauta clara e bem definida, tudo começou com a mobilização contra o aumento do preço das passagens em São Paulo, feita pelo Movimento Passa Livre (MPL), e chegou ao seu auge esta semana. Badernas, violência, destruição do patrimônio público praticada por vândalos que misturam-se aos manifestantes começam a preocupar não só as autoridades, como também a toda sociedade brasileira, não se pode deixar a desordem tomar conta do país!  

Estudantes desinformados, que lutam sem saber direito porque ou para quem estão lutando, maculam a imagem do movimento. Em relação à copa do mundo é preciso entender direito o que está acontecendo para poder discutir, criticar e manifesta-se contra ou a favor. Muitas besteiras, meias-verdades ou má compreensão dos fatos estão fazendo com que a Copa do Mundo torne-se uma das várias pautas dos protestos.

Sou a favor da realização da Copa do Mundo no Brasil e ao contrário de muita gente que está protestando contra, vou dizer porque.

O Brasil é um dos maiores países do mundo, o quinto em extensão, e também o quinto em número de habitantes, somos a sexta economia do mundo, somos um país apaixonado por futebol, o futebol é a alegria da população, torcemos sofremos e comemoramos com nosso time favorito ou com nossa seleção, a cada quatro anos o Brasil se transforma, enfeita ruas, casas, veste o verde e amarelo para assistir e torcer pelo Brasil, nossa seleção é a única a participar de todas as copas do mundo, somos pentacampeão mundial, comemoramos em praça pública quando o país foi escolhido para organizar a Copa de 2014, com a copa o país terá mais visibilidade lá fora, milhares de turistas virão assistir os jogos e o turismo aumentará, será uma senhora propaganda do Brasil, assim sendo, temos condições e merecemos sim realizar uma Copa por aqui. E para realizar uma Copa realmente é preciso investir em estádios de futebol, reformar e construir.

Agora vou dizer por que sou contra os argumentos dos manifestantes que são contra a Copa. PRIMEIRO ARGUMENTO - o país devia investir em saúde e educação e não em Copa. Se não tivesse copa o governo não iria investir mais nem menos nessas áreas, temos que protestar pedindo mais investimentos em saúde e educação, mas associar a copa acho uma burrice. SEGUNDO ARGUMENTOO governo está tirando de áreas prioritárias como educação e saúde para investir em estádios. O governo não estar tirando de nada, nem investindo em estádios, o governo está emprestando recursos de um banco público que é o Banco de Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para empresas privadas investirem na construção e reforma dos estádios, esse dinheiro será devolvido com juros para os cofres do banco. TERCEIRO ARGUMENTOOs incentivos fiscais dados às empresas que estão construindo estádios, é um enorme montante de dinheiro que deveria ser investido em áreas prioritárias. Os governos municipais, estaduais e federal dão incentivos fiscais a várias empresas de diversas áreas, não é exclusividade das envolvidas com as obras da Copa,  se formos contra, deveremos protestar também contra a OI, a TIM, a FIAT, a Alpargatas, Vale do Rio Doce, a Rede Globo, a Record,  etc., que estão recebendo anualmente incentivos de todos os governos.

Sou a favor de nos manifestarmos pedindo mais investimento em saúde e educação, mas a copa é um evento magnífico que vai trazer mais investimento para o país, lógico que sou contra a corrupção e também contra o exagero nos orçamentos dos estádios, é preciso cumprir prazos estabelecidos e seguir o orçamento original, gastar além da conta é desperdício para todos.


Se for para protestarmos vamos fazê-lo com consciência sabendo por que estamos nos manifestando.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

As manifestações vão parar? Movimento Passe Livre estar fora das manifestações em São Paulo

Os protestos realizados em todas as regiões do pais, mostraram que o povo tem força, pode mudar o rumo de uma nação, mudar governos, regimes, atitudes, o povo mostrou nos últimos dias que é forte e viu o poder da mobilização.

O Movimento Passe Livre (MPL) que organizou os protestos Brasil afora, está de parabéns, várias instituições tentaram levar o povo as ruas, mas não conseguiram, por exemplo, há dois anos grupos ligados a movimento de direita tentaram organizar manifestações pelo país contra a corrupção e manchar a imagem do governo federal, nunca conseguiram levar mais de 10 mil as ruas, esta semana o MPL levou 350 mil só no Rio de Janeiro.

O momento é histórico, a mobilização é magnífica, as reivindicações são certas, na hora certa. O movimento já é vitorioso, muitas cidades anunciaram a redução das passagens dos transportes coletivos, o MPL hoje é ouvido e recebido com respeito pelas mais altas autoridades do país, um movimento opaco anteriormente hoje esbanja força e poder, idéias que no passado não muito distante, era tido com utopia, hoje está sendo discutido por governantes, até o inicio deste mês, falar em passe livre, transporte coletivo sem tarifas, era coisa de louco, depois da manifestações, esse assunto tornou-se pauta de reuniões e possível de acontecer em alguns estados. A mídia estar apoiando o povo participando, é uma aula de democracia que o Brasil estar dando ao mundo.


Mas tudo na vida tem o lado negativo, vândalos, bandidos e agressores disfarçados de manifestantes invadiram os atos e distorceram o ideal democrático do evento. Neonazistas espancaram representantes de partidos políticos presentes nas manifestações, pediram a volta da ditadura militar, e tumultuaram um ato democrático. Sabiamente o MPL anunciou oficialmente que estão fora dos protestos em São Paulo, local de maior participação dos grupos Neonazistas, Esses grupos de extrema direita buscam ofuscar o brilho dos atos democráticos que estão varrendo o país, mais uma vez o MPL acertou, a luta continua, mas no momento é hora de parar e tirar a força de grupos de direita que tem como objetivo badernas, violência, preconceito e politicagem suja.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O gigante acordou, Campina para, em prol do transporte público de qualidade

Como dizia os manifestantes durante o evento de hoje na rainha da Borborema, o gigante acordou. Milhares de pessoas saíram às ruas da cidade de Campina Grande para protestarem contra o aumento da tarifa do transporte público, um serviço de qualidade, além de solicitarem melhorias na saúde, educação e contra a corrupção.

Até o momento não existe uma estimativa do número real de manifestante, mas deu para observar que foram milhares, PARABÉNS CAMPINA!!!, até que fim o Gigante acordou, Campina continuas grande em tudo, inclusive nos protestos.


Segue fotos da manifestação de hoje


















quarta-feira, 19 de junho de 2013

CAMPINA GRANDE ACORDOU, MANIFESTAÇÕES EM FAVOR DO TRANSPORTE PUBLICO DE QUALIDADE SERÁ AMANHÃ

Parece que Campina acordou, espero que sim.

Segue reportagem publicada no site pbtudo.com.br, sobre as manifestações que acontecerão em Campina, provavelmente quinta feira dia 20 de junho. Segue abaixo a reportagem na íntegra.


---------

No próximo dia 20 (quinta-feira), vários manifestantes da Paraíba vão se reunir na praça da bandeira no município de Campina Grande para marchar até a integração em protesto ao aumento exorbitante das tarifas de transporte público. Os lideres do Movimento garantem que vão parar as ruas, mas de forma pacífica. Eles pedem que todos compareçam de camisas brancas, levem seus cartazes e suas flores para lutar por dias melhores para Paraíba.

O Movimento Passe Livre de Campina Grande nasceuparafraseando o Movimento Paulistaque é um grupo de pessoas comuns que se juntam para discutir e lutar por outro projeto de transporte para a cidade. não somos filiados a nenhum partido ou instituição. O MPL é um movimento social independente e horizontal, o que significa que não temos presidentes, dirigentes, chefes ou secretários, todos têm a mesma voz e poder de decisão dentro dos nossos espaços.

Nós acreditamos que não devemos esperar por iniciativas e ações de políticos e empresários, e que somente a organização e a iniciativa popular pode conquistar mudanças realmente significativas na sociedade. é o povo, somente ele, que tem o poder e a vontade necessária para mudar as coisas e construir um transporte, uma cidade e mesmo um mundo diferente. isso ficou claro nas revoltas da catraca de 2004 e 2005, quando a população de Florianópolis ocupou as ruas desta cidade por semanas, até que o aumento absurdo das tarifas fosse cancelado.

Pensamos na mudança da sociedade através da mudança na lógica da mobilidade urbana. é por isso que não queremos que os ônibus tenham catracas, que impedem tanta gente de ir e vir em todas as grandes cidades do Brasil. mas sabemos que só isso não basta. Além da exclusão pelo transporte, há desigualdades entre brancos e negros, homens e mulheres, ricos e pobres. Temos um mundo inteiro para reconstruir! a catraca que o MPL repudia é também simbólica. Existem catracas invisíveis por todas as partes, impedindo o acesso pleno aos espaços e serviços. Precisamos juntos destruir todas elas. Pela luta queremos construir um mundo em que não haja nenhuma catraca!

Comece já a agir! discuta essas questões com seus amigos e suas amigas, na sua escola, no trabalho e com a família. leve a questão do transporte para o conselho comunitário do seu bairro, para as assembléias do plano diretor estratégico. você tem todo direito de discordar de um sistema que exclui e discrimina! entre em contato com o mpl, participe e traga suas idéias!

SOBRE O TRAJETO: A concentração vai ser na PRAÇA DA BANDEIRA (17h) e de lá vamos descer a Floriano Peixoto em direção ao TERMINAL DE INTEGRAÇÃO, onde faremos uma PARADA NA LATERAL DO TERMINAL DE INTEGRAÇÃO (NÃO VAMOS INVADIR O TERMINAL, REPETINDO - NÃO VAMOS INVADIR O TERMINAL DE INTEGRAÇÃO!!!) Vamos parar AO LADO, protestar e falar sobre nossas reivindicações e seguir em frente em direção à CÂMARA DOS VEREADORES, onde faremos uma SEGUNDA PARADA, em seguida vamos todos em direção ao PARQUE DO POVO, onde o protesto vai se encerrar. Teremos apoio de um carro de som e vai ter um pessoal com megafones, e em breve vamos publicar a CARTA MANIFESTO, que também servirá de panfleto, informando os pontos e objetivos do protesto para a população, carta essa que será enviada ao poder público, a STTP vai dar suporte e PEDIMOS MAIS UMA VEZ pra que tudo ocorra de forma CIVILIZADA E ORGANIZADA, vamos marchar em pontos estratégicos e - atrapalhar e muito o trânsito em locais mais que movimentados - mas de forma PACÍFICA! Apitos e cartazes são mais que bem vindos, roupas brancas e flores também, VAMOS FAZER BARULHO, mas não vamos vandalizar!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PROTESTOS TOMAM CONTA DO BRASIL, CADÊ A PARAÍBA NESTES PROTESTOS?

Dia 19 de maio, este espaço democrático do livre pensar, publicou uma matéria intitulada “Campina Grande: A péssima qualidade do transporte público mancha a imagem da cidade”, até parece que estava prevendo 0 futuro, o transporte público nunca esteve tão evidente do que durante o mês de junho de 2013, protestos por todo pais pedem redução dos valores das passagens dos transportes públicos coletivos e melhoria dos mesmos. Os protestos são organizados por um grupo conhecidos como Passe Livre que prega dentre outros a passagem gratuita no transporte coletivo do pais, este movimento tem ramificações em praticamente todos os estados.

Lógico que os manifestantes estão reivindicando outras coisas, como melhoria na saúde, educação, contra os gastos com a copa do mundo e as olimpíadas, mas o foco principal continua sendo o transporte público. No dia de hoje 17 de junho, houve manifestações em 11 capitais, as maiores foram nas cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo, juntas levaram quase 200 mil pessoas as ruas.

Senti falta de manifestações em João Pessoa e especialmente em Campina Grande (embora não seja capital, mas tem vontade de ser), na verdade acho que os protestos deveriam ter iniciado em Campina, o transporte público desta cidade é uma vergonha, todos os dias os cidadãos  campinenses que utilizam este tipo de transporte estão ariscando suas vidas, e são heróis ao chegarem em casa no fim do dia com vida.

Cadê a força de Campina, a cidade do futebol, do São João, da tecnologia, da inovação, dos universitários, e da Política paraibana ?


O movimento estudantil da cidade deveria mobilizar-se seguindo o exemplo do resto do país.


Parabéns para o povo brasileiro que está indo as ruas lutar, e reivindicar seus direitos. Finalizo com uma frase do hino nacional que está sendo repetida em todos os protestos. Verás que o filho teu não foge a luta! PARABÉNS BRASIL !!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

EMATER de Santa Cecília organiza visita de lideres de comunidades rurais ao INSA

O INSA (Instituto Nacional do Semiárido) é uma Instituição de Pesquisa, de caráter nacional, com enfoque no Semiárido brasileiro, integrante da estrutura básica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Como referência científica da região nordeste, promove e divulga a Ciência, Tecnologia e Inovação como patrimônios universais para o bem da humanidade e particularmente para o Semiárido Brasileiro. O INSA desenvolve e articula pesquisas voltadas para os problemas do Semiárido.

A EMATER-PARAÍBA, vem desenvolvendo técnicas de extensão rural e difusão de tecnologias sociais, sustentáveis e economicamente viáveis, buscando levar os resultados das pesquisas ao homem do campo, nesta ótica, o escritório da EMATER em Santa Cecília organizou no dia de hoje (14/06/2013) uma visita ao INSA para que lideres de comunidades rurais e presidentes de associações, pudessem conhecer as inovações e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Instituto, tais pesquisas visam dentre outros, a melhoria na produção economicamente sustentável no semiárido, ajudar o agricultor a conviver com seca de maneira digna, além de minimizar os efeitos da estiagem, que atualmente é das piores dos últimos 50 anos. Essas lideranças serão multiplicadores das informações que foram repassadas durante a visita.

Uma das metas da EMATER em Santa Cecília é a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF) em diversas propriedades rurais do município, como uma técnica eficiente que utiliza de maneira racional o solo, evitando degradação, aproveitando a terra de forma mais eficiente e proporcionando uma melhoria nas condições edafoclimáticas do mesmo. Assim sendo, a primeira etapa da visita consistiu na visualização in loco de um Sistema Agroflorestal. Os agricultores conheceram detalhadamente um experimento com palma solteira e palma em sistema agroflorestal que está implantado e sendo pesquisado à 03 anos na Fazenda Miguel Arraes aonde fica localizada a sede do Instituto.

Após a visita ao experimento com SAF, os agricultores tiveram a oportunidade de visitar a fazenda experimental do INSA, localizada no sitio Salgadinho município de Campina Grande, e conhecer diversos trabalhos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos por lá. Dentre eles, trabalhos de pesquisa sobre produção de hortaliças através de hidropônica, produção de forragem hidropônica utilizando água salobra, trabalhos com a raça bovina nativa Pé Duro, produção de mudas nativas e forrageiras, plantio de palma forrageira resistente a Cochonilha do carmim, plantio de agave para produção de forragem etc.

Por fim os agricultores conheceram as instalações da sede do INSA, e fizeram uma avaliação da visita. Segundo o senhor Augusto Correia presidente da Associação do sitio Maniçoba a  vista foi muito proveitosa, aonde todos tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas, que são simples de fazer e podem ajudar muito o agricultor. Já o senhor Josias Marques presidente da Associação do sitio Boi Seco falou que valeu a pena acordar de madrugada, viajar por 03 horas e visitar um local com tantas pesquisas voltadas para a nossa região, que podem melhorar e muito a produção agropecuária. Dona Diana representante da associação da Seriema ficou encantada com a produção hidropônica de hortaliças e quer receber mais informações sobre as pesquisa do INSA através de cartilhas. 

Segue abaixo fotos da visita