A Prefeitura Municipal de Junco do Seridó-PB, através da Secretaria
Municipal de Agricultura, vêm apoiando o Instituto Nacional do Semiárido – INSA
através da implantação do Campo de Pesquisa e Multiplicação da Palma
Resistente a Cochonilha do Carmim. A iniciativa objetiva fortalecer a palma forrageira
como cultura de importância econômica a partir de variedades resistentes à
praga da Cochonilha-do-Carmim como subsídios para políticas públicas voltadas
para a produção agroecológica.
A palma forrageira apresenta-se como a principal fonte de alimento para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, principalmente nos longos períodos de estiagem, sendo assim uma importante alternativa econômica e social para o Semiárido como um todo.
O Projeto está sendo implantado, no Sítio Chorão, do agricultor Erivar de Brito. Consiste de uma área de aproximadamente um hectare, plantada com três variedades de palmas comumente chamadas de orelha de elefante, palma miúda ou doce e a mão de moça ou bahiana. Para todas elas foi instalado um sistema de irrigação localizado por gotejamento. Ao todo são cerca de 20.000 raquetes, divididas em parcelas na área de experimento.
Assim como este projeto, a Prefeitura Municipal vem cumprido com o seu dever na propagação da palma resistente no município, através de parcerias como a EMATER-PARAÍBA, em que já foram distribuídas em torno de 20.000 raquetes de palma forrageira da variedade orelha de elefante a aproximadamente 80 produtores rurais do município.
Portanto, a Prefeitura em conjunto com seus parceiros e através da Secretaria de Agricultura, irá apoiar ainda mais iniciativas como esta que veio para propagar significativamente e repor os campos perdidos de palma antes cultivados pelos pequenos produtores rurais do município de Junco do Seridó-PB.
Fonte: facebook oficial da Secretaria de Agricultura de Junco do
Seridó-PB