quinta-feira, 28 de maio de 2015

Políticas Públicas e Convivência com o Semiárido foram discutidos em dia de Campo

O dia de campo organizado pela EMATER-PB com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar SINTRAF-Santa Cecília aconteceu hoje 28 de maio de 2015 no sítio Cecília de Cima de propriedade do senhor Síbia em Santa Cecília-PB, o evento contou com a presença de mais de 150 agricultores familiares, presidentes de associações, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, presidente do SINTRAF, vereadores, lideranças políticas do município, Técnicos do Banco do Nordeste de Campina Grande, extensionista chefes dos escritórios da EMATER de Umbuzeiro, Alcantil e Santa Cecília, além dos assessores regionais e do coordenador da Coordenadoria Regional da EMATER de Campina Grande.

O dia de campo que frisou as principais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e técnicas de convivência com o semiárido, teve cinco estações, sendo elas respectivamente, 1) políticas públicas - enfocado o crédito fundiário, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Declaração de Aptidão ao PRONAF e Garantia Safra; 2) Armazenamento de forragem e hidroponia do milho; 3) Barragem subterrânea; 4) Palma forrageira e a cochonilha do carmim; 5) PRONAF B (Agroamigo e Agroamigo Mais do Banco do Nordeste).

Segundo Augusto Correia vereador e produtor rural da comunidade Maniçoba, o evento permite ao agricultor conhecer vários programas que podem melhorar a vida no campo, principalmente agora onde passamos por uma grande seca, e precisamos de toda ajudar possível, para continuar a produção agropecuária. Já João Paulo da Silva agricultor familiar do sítio Massapê ficou encantado com a hidroponia do milho, “quero começar a fazer essa técnica o mais breve possível, acho uma maneira de tentar salvar meu gado” enfatizou. Os técnicos do Agroamigo do Banco do Nordeste Alison Jean e Homero, elogiaram o evento, e destacaram a importância do espaço para retirar dúvidas do agricultor interessados em acessar o programa do Banco.


O dia de campo teve como objetivo além de difundir junto ao agricultor as políticas públicas que eles podem acessar, buscou também demonstrar técnicas simples que estão ao alcance desses agricultores para melhoram a convivência com a região semiárida. Armazenar água de maneira que diminua a evaporação, e armazenar forragem são duas maneira que possibilitam a produção animal, mesmo em períodos de longas estiagem, como está acontecendo agora.

Durante o evento foram doadas raquetes de palma resistente a cochonilha do carmim, e mudas de gliricídia. O dia de campo finalizou com um lanche oferecido pela EMATER aos agricultores.










sábado, 16 de maio de 2015

SINDICATO DOS AGRICULTORES FAMILIARES É FUNDADO EM SANTA CECÍLIA-PB

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Cecília-PB ligado ao FETRAF-PB, foi fundado hoje (16/05/2015) na Escola Estadual Antônio Francisco Gomes em Santa Cecília, com a presença de mais de 100 agricultores familiares, de representantes da FETRAF-PB, presidentes de associações, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Presidentes do SINTRAF de Fagundes e Umbuzeiro, lideres comunitários e demais pessoas do município.

O SINTRAF Santa Cecília trás uma nova abordagem aonde busca organizar os agricultores, e estimular a lutar por melhorias para a categoria dos agricultores familiares, o sindicato nasce com a esperança de atuação e representatividade dos agricultores de forma mais eficiente e firme junto aos órgãos do poder público, e de demais instituições como forma de trazer projetos e ações para o homem do campo viver de forma digna.

SINTRAF Santa Cecília terá atuação em todo o município e será o representante dos agricultores familiares do município.








sábado, 2 de maio de 2015

EMATER ministra palestra durante o XV ERA em Bananeiras

Acontece entre os dias 30 de abril a 03 de maio de 2015 a décima quinta edição do Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERA), promovido pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), o encontro tem como tema “A formação sociocultural na transformação política e social da vida no campo”, é constituído por palestras, mesas redondas, oficinas, visitas de intercâmbio, e apresentações culturais. O ERA tem como objetivo principal discutir a agroecologia como ciência e meio de produção para os agricultores familiares.

O XV ERA estar acontecendo no campus da UFPB na cidade de Bananeiras no brejo paraibano, e conta com o apoio do Movimento Agroecológico (MAE) movimento dos estudantes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) Campus de Areia.

Nos dias 01 e 02 de maio a EMATER-PB ministrou palestra sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, sexta dia 01, a palestra foi ministrada pelo Coordenador Regional da EMATER em Campina Grande o engenheiro agrônomo José Sales Alves W. Junior, e no dia 02 quem ministrou a palestra foi o extensionista da EMATER em Santa Cecília o engenheiro agrônomo Ailton Francisco dos Santos, ambos extensionistas foram militantes do MAE e da FEAB na época estudantil.

As palestras sobre Políticas Públicas ministradas pela EMATER-PB enfocaram os principais programas e ações desenvolvidas para a agricultura familiar na região nordeste, mostrando a importância de cada política pública para a região, estimulou a discussão dos estudantes sobre o tema, e mostrou as ações da EMATER-PB nos últimos no Estado da Paraíba.

Aproximadamente 600 estudantes de todos os Estados nordestinos estão participando do ERA em Bananeiras, sendo a grande maioria estudantes das ciências agrárias.

Segue fotos do evento