quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

POR QUE SANTA CECÍLIA - PB ESTÁ CRESCENDO?

“Santa Cecília esta crescendo” essa frase é repetida inúmeras vezes, por diversas pessoas, sejam elas do município, ou de localidades próximas que acompanham a vida cotidiana desta pequena cidade do cariri paraibano. Divisa com o Estado de Pernambuco,  Santa Cecília fica apenas 4 km da cidade de Vertente do Lério - PE, a proximidade com o agreste Pernambuco transforma Santa Cecília em uma cidade mais parecida culturalmente com o Estado vizinho do que o seu de origem, a dificuldade de acesso com outras cidades paraibanas isolaram o pequeno município do restante da Paraíba.

Mas por que Santa Cecília está crescendo? É uma pergunta interessante, a resposta pode ser dada por diversos fatores em conjunto, o mais importante, e o primeiro a ser mencionado, é o seu povo. As pessoas, o recurso humano que a cidade tem.  As pessoas que residem em Santa Cecília adoram a cidade, cuidam dela, reformam suas casas, constroem, compram terrenos, investem na melhoria de sua habitação, isso torna a cidade mais bela, mais organizada, o povo de Santa Cecília é trabalhador, batalhador, costuram, criam bovinos, abrem seu próprio negócio, fazem queijos, saem para trabalhar em grandes centros juntam dinheiro e voltam para investir em sua cidade, esse povo batalhador é o espelho de Santa Cecília-PB.

O poder público pouco fez pela cidade desde sua emancipação, a cidade não tem calçamentos em todas as ruas, não tem saneamento básico, não tem uma praça do tamanho e da magnitude da cidade, não tem área de laser, não tem arborização urbana planejada, não tem incentivo a cultura e ao esporte. Não existe sinalização para você encontrar a cidade, os turistas e pessoas que nunca vieram à cidade ficam perdidos, sofrem para chegarem, em nenhuma rodovia ou estrada existe sinalização dizendo onde fica a sede do município. A zona rural é esquecida, não existe um plano, ou programação de apoio ao agricultor.

Mesmo sem apoio do poder público a cidade continua crescendo, sua aproximação com o polo de confecção do agreste de Pernambuco, faz com que diversas pessoas invistam na fabricação de roupas, isso gera emprego e renda no município, a pedra calcária extraída do solos cecilienses é outra geradora de renda, a criação de bovinos de leite e a fabricação de queijos de coalho é a principal atividade que gera renda no município, a cidade está crescendo graças a força e dedicação de seu povo, se tivéssemos apoio e vontade politica com certeza Santa Cecília seria bem mais desenvolvida.  


Santa Cecília cresce por que seu povo é trabalhador, por causa de sua localização geografia que permite diversos meios de produção como: confecção de roupa, mineração, e criação de bovinos já que a região de Umbuzeiro a quem a cidade pertenceu é historicamente uma grande área de criação de bovinos de leite. Santa Cecília só não cresce mais por causa de sua classe politica, por causa de seus gestores, dos administradores e usurpadores públicos, se a cidade teve uma classe politica tão trabalhadora quanto seu povo a cidade seria destaque em toda a região.