quinta-feira, 13 de abril de 2017

Emater de Santa Cecília incentiva a implantação de dessalinizadores solares na zona rural do município

Na região do município de Santa Cecília-PB nos poços artesianos perfurados, sempre encontra-se água com altos teores de sais, essa água é impropria para o consumo animal e humano, existem poços no município com vazão de 5 mil litros de água por hora, mas sem utilidades, devido alto nível de salinidade. Pensando principalmente no abastecimento humano, pois, água de qualidade é essencial para a saúde das pessoas, a EMATER escritório de Santa Cecília, buscou desenvolver a tecnologia dos dessalinizadores solares na zona rural do município.

O Professor Francisco Loureiro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) explica que o destilador utiliza a radiação solar para aquecer a água, que evapora e se condensa dentro do dessalinizador. Com isso, a água torna-se potável em virtude das altas temperaturas no interior do destilador. Os microrganismos patógenos são eliminados e é possibilitada a retirada dos sais dissolvidos na água. O modelo encontra-se pronto para ser instalado em diferentes regiões do Nordeste.

A Emater Santa Cecília, organizou um evento em dezembro de 2016 que divulgou o modelo do dessalinizador desenvolvido pela UEPB aos agricultores. Terça dia 11/04/2017, houve uma reunião no Sintraf Santa Cecília com interessados explicando os detalhes do funcionamento de um dessalinizador, e na quarta dia 12/04, uma comitiva formada por representantes do SINTRAF, presidentes de associações, agricultores familiares interessados em instalar o equipamento e o Extensionista da Emater em Santa Cecília, visitaram o Assentamento Olho d´água em São Vicente do Seridó para conhecerem o modelo dessa importante tecnologia. Em maio está programado para dá-se inicio a construção do primeiro dessalinizador em Santa Cecília.

O dessalinizador solar desenvolvido pela UEPB, que ainda está na fase de pesquisa para aprimoramento e aumento da eficácia, produz 18 litros de água potável por dia, o suficiente para atender uma família de 5 pessoas. 






quarta-feira, 5 de abril de 2017

Mandacaru sem Espinhos é divulgado como alimento para o rebanho em Santa Cecília-PB

Uma das atividades mais viáveis para o semiárido é a criação de animais, e a produção para se manter, em um cenário atual de crise hídrica, seis anos consecutivos com chuvas abaixo da média, são necessários técnicas de convivência com o semiárido. Assim sendo, o mandacaru se apresenta como uma alternativa para alimentação, já que a palma gigante, uma das culturas mais usadas para na alimentação de animais no semiárido, esta em decadência, devido, à praga da cochonilha do carmim, e as variedades resistentes, ainda não caiu no gosto do criador, um dos motivos, é pouca resistência a seca comparada com a variedade gigante.

O mandacaru já é bastante utilizando pelos criadores na alimentação de seus rebanhos, com boa palatabilidade, considerados teores nutricionais, e alto teor de água em suas células, a planta torna-se um alimento vantajoso para o rebanho, mas a queima para a retirada dos espinhos, diminui os teores de nutrientes e elimina uma das principais vantagens da planta que é o teor de água. Com o mandacaru sem espinhos, não há necessidade da queima, o que maximiza os potenciais da cultura, além de facilitar o manuseio, e não ferir os animais


Visando implantar a cultura do mandacaru sem espinhos no município de Santa Cecília-PB, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba EMATER-PB, por meio de seu escritório local, proporcionou um evento para divulgar a planta e suas utilidades, a programação aconteceu na comunidade Riacho de Cruz, contou com a presença de agricultores de três comunidades rurais, presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Santa Cecília, vereador, lideranças comunitárias, políticos locais, um representante da ONG CASACO, do Extensionista Rural da EMATER de Alcantil e da Secretária de Agricultura de Alcantil. O evento foi conduzido pelo Extensionista Rural da EMATER em Santa Cecília, Ailton Francisco dos Santos, que fez uma explanação sobre o tema. 

Na propriedade do senhor Neco e dona Das Neves, aonde aconteceu o evento, tem plantado alguns exemplares do mandacaru sem espinhos, o senhor Neco falou da cultura, como conheceu a planta, e as vantagens dela. Na propriedade também tem instalado um biodigestor que transforma fezes de animais em gás de cozinha, foi mais um atrativo do evento, que aconteceu dia 05 de abril de 2017, e contou com a presença de aproximadamente trinta pessoas. 








quinta-feira, 9 de março de 2017

EVENTO FESTIVO EM HOMENAGEM A MULHER É REALIZADO EM SANTA CECÍLIA

Aproximadamente 100 (cem) mulheres estiveram presentes no evento em homenagem ao dia da mulher, organizado hoje (09/03/2017) pela EMATER escritório Local de Santa Cecília. O evento comemorativo teve além da EMATER, o CREAS (Centro de Referencia Especializado em Assistência Social) regional de Santa Cecília-PB como idealizadores e realizadores da festividade, e como apoiadores e patrocinadores os vereadores De de Dioclecio, Augusto Correia, Danilo, Francisquinho e Assis, o SINTRAF (Sindicato dos Agricultores Familiares de Santa Cecília), além dos comerciantes Djalma Brito e Lamartine Leal, A família Marcelos, através de Marcílio Farias e Maria do Rosário, O geografo Dr. Iaponan Cardins e a Cris Tapiocaria. 

O evento iniciou com o café da manhã com música ao vivo, apresentação do grupo Som de Barzinho, em seguida houve a formação da mesa de honra, com a presença de Dona Finha, idosa e uma das mais tradicionais moradoras de Santa Cecília, Alzenira coordenadora do CREAS, Dayane representante da igreja católica, Suely representante das igrejas evangélicas e das mulheres rurais e Maria Cristina secretária executiva do SINTRAF e uma das patrocinadoras do evento. O momento mais marcante das falas foi uma homenagem feita por dona Finha através de músicas, para todas as mulheres do município. 

O evento continuou com um momento ecumênico, em seguida a palestra das representantes do CREAS sobre a Lei Maria da Penha e os direitos da mulher. Alguns homens presente ao evento fizeram homenagens às mulheres, a exemplo do Dr. Iaponan Cardins que recitou versos e o presidente do SINTRAF Dimas Andrade que cantou hinos religiosos. No final do evento houve sorteios de diversos brindes, quase 30 mulheres foram sorteadas e beneficiadas com os brindes. 

Segundo o Extensionista Rural da EMATER Ailton Francisco dos Santos, o dia internacional da mulher representa um momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, é um dia em que se deve avaliar e ver a situação da mulher, a violência, o machismo, a diferença salarial, a dupla jornada de trabalho, e lembrar as lutas, que as mulheres tiveram para conquistar seus direitos. Citou que o evento é uma iniciativa da EMATER que buscar realizar eventos desta magnitude em todos os municípios para valorizar os trabalhos da mulher e serve de reflexão do papel da mulher na sociedade e na produção, especialmente no meio rural. 

Estiveram presentes no evento de hoje mulheres de varias comunidades rurais e da zona urbana de Santa Cecília. 













sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Equipe Técnica da EMATER-PB visita as Obras da Transposição do Rio São Francisco

Uma comitiva de Engenheiros Agrônomos e Civis filiados ao CREA-PB fez dia 16 de fevereiro de 2017, uma visita técnica para acompanhar as obras da Transposição do Rio São Francisco. A comitiva formada por 41 pessoas, sendo 09 extensionistas rurais da EMATER-PB visitou o trecho Leste da Transposição, visualizando a construção do canal, estações de elevação e bombeamento, taques de estabilização e os reservatórios.

A Transposição é uma obra de integração do Rio São Francisco a rios temporários através de canais artificias. A obra foi idealizada durante o segundo Império, sob o comando de Dom Pedro II em 1847. Mas mesmo sabendo da importância para a região semiárida brasileira, especialmente para os Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, a obra só foi concretizada no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva no inicio do século XXI, mais de 150 anos após o projeto original, finalmente foi colocando em prática o sonho da Transposição. O projeto é muito polêmico, sofreu muitos ataques de políticos, ambientalistas, e religiosos. Diversas vezes foi embargado pela justiça, devido a inúmeras ações contra a obra.

A obra ganhou mais destaque depois de 5 anos consecutivos de estiagem na região semiárida, com isso o Governo Federal intensificou as ações para conclusão. A obra orçada inicialmente em 4,5 bilhões de reais, há dez anos, poderá chegar a 20 bilhões de reais em 2026 quando finalmente ficará totalmente pronta. A Transposição ira beneficiar 390 municípios dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, e uma população de 12 milhões de pessoas.

A água do velho chico segundo o engenheiro civil Francisco Motta, um dos responsáveis pela obra, chega na Paraíba dia 28 de fevereiro de 2017.  A água que vem do trecho leste da Transposição deve chegar a Monteiro-PB ainda esse mês. Com previsão para chegar ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) entre o final de março e início de abril.

O trecho leste da Transposição é formada por mais de 200 km de canal, 6 estações de bombeamento, e 13 reservatórios de armazenamento de água. O objetivo deste trecho é levar água até o Rio Paraíba. A comitiva do CREA-PB visitou a estação de bombeamento de número 6, a última da obra do trecho leste, e o penúltimo reservatório, antes de chegar ao Rio Paraíba em Monteiro. Após a estação de bombeamento de número 6 em Custodia - PE, a água vai por gravidade até o Rio Paraíba.










segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Vereadores de Santa Cecília se reúnem com Secretário do Governo do Estado para resolver a questão da água no município

Os cinco vereadores da Oposição em Santa Cecília-PB, Dé de Dioclecio (PSB), Francisquinho (PR), Danilo (PR), Augusto Correia (DEM) e Assis da Samambaia (PSB), juntamente com os presidentes dos Partidos PSB e PDT, Marcílio Farias e Ailton Santos, respectivamente, reuniram-se dia 13 de fevereiro de 2017, com o Secretário Executivo da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos da Paraíba, o Dr. Deusdete Queiroga Filho. A reunião aconteceu na sede da Secretaria da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, em João Pessoa-PB. O tema do encontro foi a questão da adutora Natuba-Santa Cecília, a falta de água no município e a perfuração de poços artesianos na zona rural.

A comitiva da Santa Cecília entregou ofícios para o secretario solicitando providência para resolver a questão da paralização do abastecimento de água através da Adutora que vem de Natuba, solicitou que a CAGEPA resolva urgentemente essa questão. Outra solicitação dos vereadores foi a colocação de caixas de água de 8 mil litros em diversas ruas da cidade para que a população possa retirar a água, reivindicou ainda que o Governo do Estado faça o sistema de abastecimento de água via CAGEPA para que a água seja encanada para todas as residências de Santa Cecília.

Em relação a Zona Rural os vereadores pediram a perfuração de poços artesianos nas principais comunidade rurais do município.

O Dr. Deusdete Queiroga, recebeu muito bem a comitiva, se comprometeu em resolver todas as questões pessoalmente, e levou as reivindicações dos vereadores para uma reunião no mesmo dia com o presidente  da CAGEPA e o Secretário Titular da pasta o senhor João Azevedo Lins Filho. Parabenizou os vereadores pela ação, e deu esperança de resolver todas as reivindicações em tempo hábil.

Além das solicitações dos vereadores foi entregue ao Secretário Deusdete um ofício do Presidente do SINTRAF de Santa Cecília, o senhor Dimas Andrade, solicitando também poços artesianos para zona rural do município.






quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

OPOSIÇÃO EM SANTA CECÍLIA-PB SE REÚNE E MOSTRA FORÇA E UNIÃO

Foi realizado na ultima terça-feira (08/02/2017) na residência do ex-prefeito Antonio Gomes, a primeira reunião do grupo de oposição politica do município de Santa Cecília-PB, cidade localizada na microrregião de Umbuzeiro no Agreste paraibano. A oposição obteve quase 50% dos votos na última eleição, isso demonstra que o município está dividido, mesmo com a derrota o grupo saiu fortalecido, com cinco vereadores dos nove eleitos, diversas lideranças, e o apoio do Governador Ricardo Coutinho. Estiveram presentes a reunião lideranças de diversas comunidades rurais, presidentes dos partidos da oposição, lideres comunitários, comerciantes, e os cinco vereadores que compõem a oposição em Santa Cecília, a reunião teve como objetivo agradecer as lideranças o apoio dado na última eleição, dá boas vindas ao vereador Augusto Correia (DEM) que veio do grupo da situação para a oposição e traçar estratégias politicas de atuação do grupo. A reunião foi conduzida pelo presidente do PSB no município  Marcílio Farias, candidato não vitorioso no último pleito eleitoral, Marcílio falou da importância de se manter o grupo unido, agradeceu a todos o apoio e a dedicação na campanha eleitoral e se colocou a disposição para auxiliar no que for preciso para articular e organizar uma oposição forte, consciente e responsável. O presidente do PDT municipal Ailton Santos falou do crescimento que vem acontecendo no grupo, com adesões quase diárias, destacou o papel do vereador de fiscalizador das contas públicas municipais e de cobrar do prefeito a correta aplicação dos recursos, reafirmou a situação de apoio ao grupo, e convidou todas as lideranças a atuarem de forma participativa na fiscalização do poder executivo. Augusto Correia vereador que veio compor o grupo, disse que vem somar, e fortalecer o grupo da oposição. Também usaram a palavra os representantes dos partidos PV, PR, PRP e PTB. Todos os vereadores se comprometeram em fazer uma oposição com responsabilidade, buscando sempre melhorias para o povo ceciliense. O grupo de oposição reafirmou o apoio ao Governador Ricardo Coutinho, aos deputados Doda de Tião (PTB) e Wellington Roberto (PR). O prefeito eleito de Santa Cecília, Beto de Chico (DEM) aliado do deputado Manoel Ludgério (PSD) e do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) vem perdendo aliados desde o início de sua gestão, além do vereador Augusto Correia, outras lideranças estão aderindo ao grupo da oposição, uma situação inusitada que vai de encontro com a normalidade na política, em que, sempre quem está no poder tende a agregar mais aliados.