quinta-feira, 9 de março de 2017

EVENTO FESTIVO EM HOMENAGEM A MULHER É REALIZADO EM SANTA CECÍLIA

Aproximadamente 100 (cem) mulheres estiveram presentes no evento em homenagem ao dia da mulher, organizado hoje (09/03/2017) pela EMATER escritório Local de Santa Cecília. O evento comemorativo teve além da EMATER, o CREAS (Centro de Referencia Especializado em Assistência Social) regional de Santa Cecília-PB como idealizadores e realizadores da festividade, e como apoiadores e patrocinadores os vereadores De de Dioclecio, Augusto Correia, Danilo, Francisquinho e Assis, o SINTRAF (Sindicato dos Agricultores Familiares de Santa Cecília), além dos comerciantes Djalma Brito e Lamartine Leal, A família Marcelos, através de Marcílio Farias e Maria do Rosário, O geografo Dr. Iaponan Cardins e a Cris Tapiocaria. 

O evento iniciou com o café da manhã com música ao vivo, apresentação do grupo Som de Barzinho, em seguida houve a formação da mesa de honra, com a presença de Dona Finha, idosa e uma das mais tradicionais moradoras de Santa Cecília, Alzenira coordenadora do CREAS, Dayane representante da igreja católica, Suely representante das igrejas evangélicas e das mulheres rurais e Maria Cristina secretária executiva do SINTRAF e uma das patrocinadoras do evento. O momento mais marcante das falas foi uma homenagem feita por dona Finha através de músicas, para todas as mulheres do município. 

O evento continuou com um momento ecumênico, em seguida a palestra das representantes do CREAS sobre a Lei Maria da Penha e os direitos da mulher. Alguns homens presente ao evento fizeram homenagens às mulheres, a exemplo do Dr. Iaponan Cardins que recitou versos e o presidente do SINTRAF Dimas Andrade que cantou hinos religiosos. No final do evento houve sorteios de diversos brindes, quase 30 mulheres foram sorteadas e beneficiadas com os brindes. 

Segundo o Extensionista Rural da EMATER Ailton Francisco dos Santos, o dia internacional da mulher representa um momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, é um dia em que se deve avaliar e ver a situação da mulher, a violência, o machismo, a diferença salarial, a dupla jornada de trabalho, e lembrar as lutas, que as mulheres tiveram para conquistar seus direitos. Citou que o evento é uma iniciativa da EMATER que buscar realizar eventos desta magnitude em todos os municípios para valorizar os trabalhos da mulher e serve de reflexão do papel da mulher na sociedade e na produção, especialmente no meio rural. 

Estiveram presentes no evento de hoje mulheres de varias comunidades rurais e da zona urbana de Santa Cecília.