quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cochonilha do carmim na palma em Junco do Seridó


A cochonilha do carmim é uma praga que ataca a palma forrageira, cultura usada na alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e outros animais nos períodos de estiagem. A praga deixa a planta debilitada provocando o amarelecimento, seca e morte das raquetes em curto espaço de tempo. Ela vem causando sérios prejuízos às regiões criadoras de rebanhos da Paraíba, especialmente a da região do cariri que foi constatada os primeiros focos e que vem se alastrando rapidamente para as demais regiões. 

A praga já dizimou a palma em quase todo o cariri paraibano e na serra de Teixeira, recentemente a mesma vem atacando a cultura na região da Borborema especificamente no seridó paraibano, o último ataque registrado foi em Junco do Seridó.

A praga foi detectada pela EMATER-PB local, depois de constatada a praga, a Emater, juntamente com a Secretaria de Agricultura e o CMDRS, divulgou imediatamente aos produtores que produzem palma próximo ao plantio infestado, bem como as comunidades confrontantes.

A divulgação junto aos órgãos municipais foi realizada através de comunicado; já aos criadores foi através de reuniões nas comunidades e na propriedade que está infestada pela praga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário