sexta-feira, 2 de março de 2012

EMATER-PB fortalece agricultura familiar no bioma Caatinga

O Governo do Estado, por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) e de outros parceiros, está executando ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga em toda a Paraíba. Essas iniciativas serão abordados pelo presidente da empresa, Geovanni Medeiros, em palestra no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, nesta sexta-feira (2), às 10h50. A palestra faz parte da programação da Pré-Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga, numa preparação para o evento A Caatinga na Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Entre as atividades trabalhadas pela Emater, destacam-se a transição agroecológica e a convivência com o semiárido e o acompanhamento e conscientização, entre as famílias agricultoras, quanto à importância do manejo sustentável da água e do solo. A questão da desertificação tem merecido atenção especial. Os extensionistas trabalham no sentido de identificar áreas em estágio de degradação a fim de proceder com o controle e a recuperação, além de estimular o agricultor fazer o bom uso da vegetação.

A Emater incentiva a utilização de vários tipos de tecnologias para a captação e o uso adequado da água, como cisternas, tanques de pedra para captação de água para produção, cacimbas, barragens subterrâneas, barreiros trincheiras, cisternas, açudes, poços artesianos de alta e baixa vazão e poços amazonas, entre outros. Já o manejo sustentável dos recursos florestais, com adoção de boas práticas, visa aumentar os benefícios em favor das famílias agricultoras, respeitando aspectos ecológicos, sociais e econômicos.

O planejamento, o manejo e a gestão de bacias hidrográficas também constam são preocupações da Emater que, com ação participativa nos comitês, procura concretizar uma gestão equilibrada dos recursos naturais. É uma ação que abrange todo o Estado. Para execução de ações voltadas para a preservação ambiental, a Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), conta com diversos parceiros, como ministérios, conselhos municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e entidades como as universidades paraibanas.


fonte; emater.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário