quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

3a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável


Foi realizada nos dias 03 e 04 de dezembro de 2012 na UNIPÊ João Pessoa-PB, a terceira Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba. O evento contou com a participação de representantes de órgão públicos, profissionais das ciências agrárias, funcionários de entidades estatais ligados aos trabalhos do campo, sociedade civil organizada e vários agricultores familiares.

Durante o evento aconteceu a feira da agricultura familiar, a entrega do Prêmio Paraíba Terra Forte entregue a vários segmentos ligados a agropecuária paraibana, a exemplo da melhor reportagem sobre agricultura no estado, o melhor empreendimento na área da agroecologia, as melhores entidades com trabalhos relacionados ao meio rural paraibano dentre outros, outro ponto forte da conferência foi a discussão entre doze grupos temáticos relacionados à economia rural. O objetivo da discussão foi diagnosticar as potencialidades econômicas do campo, com a participação de diversos agentes envolvidos, verificando os gargalos que impedem o desenvolvimento destas áreas. Os grupos geraram discussões precisas sobre cada tema, nos sugerindo um melhor direcionamento das ações governamentais no desenvolvimento desses arranjos produtivos”, comenta Marenilson Batista, secretário de desenvolvimento da agropecuária e da pesca.

Os grupos temáticos foram: apicultura, piscicultura, caprino-ovinocultura, bovinocultura, grãos, algodão, cana-de-açúcar, fruticultura, horticultura, atividades não agrícolas, avicultura e sisal. Participaram das discussões, técnicos, pesquisadores e servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), e das empresas vinculadas da agricultura (EMEPA, EMATER, EMPASA e INTERPA), além de representantes de sindicatos e movimentos sócias, produtores e agricultores familiares.

A Secretária de Agricultura de Junco do Seridó-PB, estive presente no evento participando das discussões sobre fruticultura, tentando levar os anseios dos fruticultores de Junco para o nível estadual, e buscando encontrar resultados concretos via politicas públicas permanentes e sustentáveis para a atividade que gera renda e é o ramo da agricultura mais importante do município.

Segue fotos do evento.








Nenhum comentário:

Postar um comentário