terça-feira, 6 de maio de 2014

Curso do PRONATEC é realizado em Santa Cecília com apoio da EMATER-PB

Está acontecendo em Santa Cecília, município do Vale do Paraíba, um curso sobre Bovinocultura de Leite, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba SENAR-PB, através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego Institucional), este curso tem a parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cecília e conta com o apoio da EMATER local.

A EMATER de Santa Cecília-PB fez a mobilização dos agricultores, divulgação do curso e preenchimento das fichas de inscrição, a Prefeitura municipal vem  desde o inicio dando total apoio logístico ao curso. A cidade de Santa Cecília foi agraciada com o curso profissionalizante de Bovinocultura do leite ,devido ao grande esforço do Sindicato dos Produtores Rurais de Umbuzeiro que também consegui um curso semelhante para o referido município.

O curso conta com a participação de 20 agricultores ou filhos de agricultores familiares, está sendo ministrado na Escola Estadual Antonio Francisco Gomes no período da manhã. Os participantes saíram do mesmo com conhecimento aprofundado sobre criação, manejo e comercialização do leite bovino e derivados.

O curso é dividido em módulos, e são ministrados assuntos que vão desde o manejo alimentar e reprodutivo do rebanho, passando pela qualidade dos produtos e métodos de propaganda, comercialização e logística da cadeia do leite e derivados. O curso teve inicio em março e tem previsão para finalizar em junho de 2014.

Segundo Célia Alexandre agricultura familiar e participante do curso, os conhecimentos adquiridos até o momento estão sendo fundamentais para a melhoria da atividade já desenvolvida por ela e sua família na propriedade Massapê, a expectativa é grande para aumentar os conhecimentos sobre a atividade econômica que sustenta a família, aprendemos a fazer silagem, feno, dicas importantes sobre melhoria dos produtos e comercialização que serão muito úteis no dia a dia, finalizou Célia.

A maioria dos alunos participantes do curso é formada por jovens, filhos de agricultores, que tem a oportunidade de aprender a desenvolver uma atividade econômica já importante no município de forma adequada, que venha a aumentar o lucro do agricultor, e evitar desta maneira o êxodo rural tão comum entre os jovens do campo atualmente.


Segue fotos do curso













Nenhum comentário:

Postar um comentário