terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TRILHA ECOLÓGICA DA SARIEMA EM SANTA CECÍLIA-PB

Será realizado dia 28 de dezembro de 2014 a primeira edição da Trilha Ecológica da Sariema, evento organizado pela Associação Comunitária Sariema em parceria com a EMATER-Paraíba.

A Associação da Sariema é uma organização de mulheres rurais do município de Santa Cecília-PB, que atua em diversas áreas, se destacando pelos trabalhos com artesanato, hortas orgânicas, fabricação de bolos e agora com turismo rural.

A trilha tem como objetivo: 

1. Alertar a população quanto o impacto ambiental causado pela mineração no município de Santa Cecília, principalmente o desmatamento e o extração predatória de Pedra calcária;

2. Mostrar as belezas naturais da zona rural de Santa Cecília, dentre eles a estatua do Padre Cicero, construída por um habitante da cidade em um dos pontos de maior altitude do município; O Rio Paraíba que dá nome ao Estado; a riqueza da flora da Caatinga, em locais ainda preservados e a igreja da Conceição conhecida como a mais antiga do interior da Paraíba, sendo sua construção atribuída ao ano de 1609.

A caminhada terá um percurso médio de 10 km dentro da caatinga, subindo os pontos mais elevados do município, percorrendo as margens do Rio Paraíba, terá paradas estratégicas, para descanso, a organização do evento oferecerá água e lanhes para os participantes.

Como o evento é organizado por uma associação comunitária e busca também o desenvolvimento deste importante meio de organização social, para participar do evento o trilheiro precisa adquirir a camiseta que estar sendo cobrado um preço simbólico de R$ 20,00 (vinte reais), e o mesmo terá direito a uma bela caminhada conhecendo as belas paisagens de Santa Cecília, terá toda a segurança que se pode oferecer, como bombeiros, profissionais da área da saúde, equipe de apoio, carros de prontidão, ambulância, além de lanches, água e uma bela camiseta.

A EMATER-PB é parceria na organização do evento, e vem tentando desenvolver o turismo rural como mais uma fonte de renda para as famílias que compõe a Comunidade Sariema, aonde funciona a Associação Comunitária Sariema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário