quinta-feira, 28 de maio de 2015

Políticas Públicas e Convivência com o Semiárido foram discutidos em dia de Campo

O dia de campo organizado pela EMATER-PB com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar SINTRAF-Santa Cecília aconteceu hoje 28 de maio de 2015 no sítio Cecília de Cima de propriedade do senhor Síbia em Santa Cecília-PB, o evento contou com a presença de mais de 150 agricultores familiares, presidentes de associações, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, presidente do SINTRAF, vereadores, lideranças políticas do município, Técnicos do Banco do Nordeste de Campina Grande, extensionista chefes dos escritórios da EMATER de Umbuzeiro, Alcantil e Santa Cecília, além dos assessores regionais e do coordenador da Coordenadoria Regional da EMATER de Campina Grande.

O dia de campo que frisou as principais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e técnicas de convivência com o semiárido, teve cinco estações, sendo elas respectivamente, 1) políticas públicas - enfocado o crédito fundiário, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Declaração de Aptidão ao PRONAF e Garantia Safra; 2) Armazenamento de forragem e hidroponia do milho; 3) Barragem subterrânea; 4) Palma forrageira e a cochonilha do carmim; 5) PRONAF B (Agroamigo e Agroamigo Mais do Banco do Nordeste).

Segundo Augusto Correia vereador e produtor rural da comunidade Maniçoba, o evento permite ao agricultor conhecer vários programas que podem melhorar a vida no campo, principalmente agora onde passamos por uma grande seca, e precisamos de toda ajudar possível, para continuar a produção agropecuária. Já João Paulo da Silva agricultor familiar do sítio Massapê ficou encantado com a hidroponia do milho, “quero começar a fazer essa técnica o mais breve possível, acho uma maneira de tentar salvar meu gado” enfatizou. Os técnicos do Agroamigo do Banco do Nordeste Alison Jean e Homero, elogiaram o evento, e destacaram a importância do espaço para retirar dúvidas do agricultor interessados em acessar o programa do Banco.


O dia de campo teve como objetivo além de difundir junto ao agricultor as políticas públicas que eles podem acessar, buscou também demonstrar técnicas simples que estão ao alcance desses agricultores para melhoram a convivência com a região semiárida. Armazenar água de maneira que diminua a evaporação, e armazenar forragem são duas maneira que possibilitam a produção animal, mesmo em períodos de longas estiagem, como está acontecendo agora.

Durante o evento foram doadas raquetes de palma resistente a cochonilha do carmim, e mudas de gliricídia. O dia de campo finalizou com um lanche oferecido pela EMATER aos agricultores.










Nenhum comentário:

Postar um comentário