sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Equipe Técnica da EMATER-PB visita as Obras da Transposição do Rio São Francisco

Uma comitiva de Engenheiros Agrônomos e Civis filiados ao CREA-PB fez dia 16 de fevereiro de 2017, uma visita técnica para acompanhar as obras da Transposição do Rio São Francisco. A comitiva formada por 41 pessoas, sendo 09 extensionistas rurais da EMATER-PB visitou o trecho Leste da Transposição, visualizando a construção do canal, estações de elevação e bombeamento, taques de estabilização e os reservatórios.

A Transposição é uma obra de integração do Rio São Francisco a rios temporários através de canais artificias. A obra foi idealizada durante o segundo Império, sob o comando de Dom Pedro II em 1847. Mas mesmo sabendo da importância para a região semiárida brasileira, especialmente para os Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, a obra só foi concretizada no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva no inicio do século XXI, mais de 150 anos após o projeto original, finalmente foi colocando em prática o sonho da Transposição. O projeto é muito polêmico, sofreu muitos ataques de políticos, ambientalistas, e religiosos. Diversas vezes foi embargado pela justiça, devido a inúmeras ações contra a obra.

A obra ganhou mais destaque depois de 5 anos consecutivos de estiagem na região semiárida, com isso o Governo Federal intensificou as ações para conclusão. A obra orçada inicialmente em 4,5 bilhões de reais, há dez anos, poderá chegar a 20 bilhões de reais em 2026 quando finalmente ficará totalmente pronta. A Transposição ira beneficiar 390 municípios dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, e uma população de 12 milhões de pessoas.

A água do velho chico segundo o engenheiro civil Francisco Motta, um dos responsáveis pela obra, chega na Paraíba dia 28 de fevereiro de 2017.  A água que vem do trecho leste da Transposição deve chegar a Monteiro-PB ainda esse mês. Com previsão para chegar ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) entre o final de março e início de abril.

O trecho leste da Transposição é formada por mais de 200 km de canal, 6 estações de bombeamento, e 13 reservatórios de armazenamento de água. O objetivo deste trecho é levar água até o Rio Paraíba. A comitiva do CREA-PB visitou a estação de bombeamento de número 6, a última da obra do trecho leste, e o penúltimo reservatório, antes de chegar ao Rio Paraíba em Monteiro. Após a estação de bombeamento de número 6 em Custodia - PE, a água vai por gravidade até o Rio Paraíba.










Nenhum comentário:

Postar um comentário