quarta-feira, 5 de abril de 2017

Mandacaru sem Espinhos é divulgado como alimento para o rebanho em Santa Cecília-PB

Uma das atividades mais viáveis para o semiárido é a criação de animais, e a produção para se manter, em um cenário atual de crise hídrica, seis anos consecutivos com chuvas abaixo da média, são necessários técnicas de convivência com o semiárido. Assim sendo, o mandacaru se apresenta como uma alternativa para alimentação, já que a palma gigante, uma das culturas mais usadas para na alimentação de animais no semiárido, esta em decadência, devido, à praga da cochonilha do carmim, e as variedades resistentes, ainda não caiu no gosto do criador, um dos motivos, é pouca resistência a seca comparada com a variedade gigante.

O mandacaru já é bastante utilizando pelos criadores na alimentação de seus rebanhos, com boa palatabilidade, considerados teores nutricionais, e alto teor de água em suas células, a planta torna-se um alimento vantajoso para o rebanho, mas a queima para a retirada dos espinhos, diminui os teores de nutrientes e elimina uma das principais vantagens da planta que é o teor de água. Com o mandacaru sem espinhos, não há necessidade da queima, o que maximiza os potenciais da cultura, além de facilitar o manuseio, e não ferir os animais


Visando implantar a cultura do mandacaru sem espinhos no município de Santa Cecília-PB, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba EMATER-PB, por meio de seu escritório local, proporcionou um evento para divulgar a planta e suas utilidades, a programação aconteceu na comunidade Riacho de Cruz, contou com a presença de agricultores de três comunidades rurais, presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Santa Cecília, vereador, lideranças comunitárias, políticos locais, um representante da ONG CASACO, do Extensionista Rural da EMATER de Alcantil e da Secretária de Agricultura de Alcantil. O evento foi conduzido pelo Extensionista Rural da EMATER em Santa Cecília, Ailton Francisco dos Santos, que fez uma explanação sobre o tema. 

Na propriedade do senhor Neco e dona Das Neves, aonde aconteceu o evento, tem plantado alguns exemplares do mandacaru sem espinhos, o senhor Neco falou da cultura, como conheceu a planta, e as vantagens dela. Na propriedade também tem instalado um biodigestor que transforma fezes de animais em gás de cozinha, foi mais um atrativo do evento, que aconteceu dia 05 de abril de 2017, e contou com a presença de aproximadamente trinta pessoas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário