domingo, 19 de agosto de 2012

O julgamento do mensalão, bom para a democracia!

Em sua coluna na revista Época (edição 743) o cientista politico e professor da Fundação Getúlio Vargas Dr.Fernando Abrucio, trás um excelente artigo intitulado O amadurecimento da democracia brasileira, nele o mesmo faz uma explanação clara e objetiva sobre o julgamento do possível mensalão.

Segundo Dr. Fernando "Classificar o mensalão como maior dos escândalos é uma ignorância histórica ou uma posição de ideologia partidária estreita. Não houve, em nenhum momento, censura à apresentação e a discussão dos fatos. Nunca na história deste país um presidente escolheu procuradores-gerais tão independentes para investigar o próprio grupo dirigente. Lula até poderia ter feito diferente. Mas não o fez. Selecionou nomes para o STF com autonomia sobre quadros políticos. O valerioduto fora inventado pelos tucanos mineiros. Do mesmo modo que os envolvidos no caso envolvendo petistas e aliados serão julgados pelo STF, isso deveria se repetir com o congênere tucano. "   

A estranheza ao ler o artigo é que ele fora publicado na revista semanal de destaque das organizações Globo, a mesma que possui colunistas como Guilherme Fiuza, extremamente de direita que só escreve artigos falando mal dos governos petistas e do LULA em especial. As organizações Globo, juntamente com a Editora Abril e os grupos paulistas que imprimem os jornais Folha e Estadão formam uma parcela significativa da mídia de maior expressão nacional e também as que mais criticam de forma parcial o governo petista. Esses grupos não possuem a principal virtude do jornalismo que é a imparcialidade ao divulgar notícias, especialmente noticias vinculadas a política nacional. 

As palavras de Abrucio representam uma gota no oceano quanto refere-se as matérias publicadas em revistas como Veja e Época, a tomada de partido pela grande mídia nacional é notória e vergonhosa, com o intuito de influenciar a opinião publica, semanalmente são vinculadas matérias com cunho político, sempre visando prejudicar o PT e aliados e enaltecer a oposição.

Voltando ao assunto mensalão, como o próprio Abrucio fala, classifica-lo como maior escândalo é ignorância ou  ideologia partidária. No período da ditadura militar foram realizadas obras faraônicas, empregados milhões e não existia a fiscalização que temos hoje,  refraseando Abrucio, neste período com certeza tivemos corrupção que deixaria PC Farias e Marcos Valério ruborizados. 

O julgamento do mensalão sendo feito por uma corte isenta de qualquer influencia política, os magistrados serem escolhidos pelo Lula para formarem o STF levando em consideração apenas os fatores técnicos, e a possibilidade de uma instituição julgar pessoas influentes na política nacional, com amizades e influência no Governo Federal sem interferência deste governo, mostram na verdade que o pais está amadurecendo sua democracia, e hoje poderemos dizer que o pais é mais democrático como nunca o tinha sido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário