terça-feira, 7 de agosto de 2012

Projeto Recuperação de Áreas Degradadas no Seridó paraibano

Durante os dias 03 e 04 de agosto uma equipe formada por pesquisadores e alunos de graduação do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará estiveram presentes em Junco do Seridó, para tratar do projeto de recuperação de área degradadas no seridó ocidental paraibano. 

Na sexta-feira aconteceu uma reunião nas dependências do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Junco, com a presença dos pesquisadores, alunos de graduação e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura de Junco do Seridó-PB, foi discutido detalhadamente assuntos  sócio-econômicos relacionados a agropecuária no município e na região do seridó e uso do solo pela mineração, analisados mapas das áreas degradadas da região em estudo e agendamento das visitas à campo. Posteriormente foi realizado um visita na comunidade carneira para visualizar a impacto ambiental causado pela extração de caulim e de quartzitos. A viagem continuou com visitas aos municípios de Salgadinho, São Mamede, Santa Luzia e São Jose do Sabugi, visualizados os impactos causados pela atividades humanas e selecionando áreas mais degradadas para montar as unidades experimentais do projeto de pesquisa. Levando em consideração o grau de degradação das terras foram escolhidas áreas nos municípios de Junco do Seridó, Salgadinho e Santa Luzia para montar e desenvolver a pesquisa.

O principal objetivo da pesquisa é aplicar nas unidades experimentais técnicas de combate a desertificação, visando recuperar áreas em avançado estado de degradação.

No dia 04 de agosto foi realizado outra reunião na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) em Campina Grande, aonde foi debatido a parceria do Instituto no projeto, com o ingresso do INSA no projeto de pesquisa já são cinco instituições parceiras (Universidade Estadual do Ceará, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Junco do Seridó, EMATER-PB e o INSA). 

O Prazo para implantar as unidades experimentais é até dezembro de 2012, antes do inicio do período chuvoso, as próximas etapas da pesquisa é finalizar a seleção das áreas degradadas, firmar parceria com os proprietários de terra das áreas selecionadas para a implantação da pesquisa e montagem propriamente dita da pesquisa nas unidades experimentais.

Um comentário: