sábado, 29 de setembro de 2012

História Politíca de Junco do Seridó-PB nos últimos 30 anos


Em 1982 a disputa para prefeito em Junco foi entre os prefeitáveis Edílson Gambarra, José Bezerra da Nóbrega e Alvelino Alves da Nóbrega. Edílson Gambarra Técnico da EMATER-PB na época, com grande apoio da zona rural do município,  obteve 1.242 votos e saiu vitorioso com uma vantagem de 400 votos para o segundo colocado seu Zé Bezerra. 

Edílson rompeu com Seu vice Chico Cabral, e em 1989  apoiou o médico José Antonio da Nóbrega que lançou-se candidato pelo PFL e enfrentou Chico Cabral e Fernando Martins. Zé Antonio obteve 1.603 votos e ganhou a eleição com uma maioria de 931 votos do segundo colocado, o Sr. Chico Cabral, sendo a maioria superior a votação do segundo colocado. 

Em 1992 Zé Antonio apresentou com seu candidato o ex-prefeito Edílson que enfrentou Pedro Brito, o ex-prefeito obteve 2.055 votos vencendo Pedro Brito com 914 votos de maioria. Continuando o troca-troca, em 1996 Edílson depois de uma desastrosa administração, apoiou novamente o médico Zé Antonio, que saiu vitorioso com 2.001 votos, uma maioria de 522 votos de seu adversário Pedro Brito de Queiroz.

Em 2000 depois da aprovação da  Lei da reeleição de prefeito, governadores e presidentes, Zé Antonio quase saiu candidato único, mas a oposição consegui lançar de última hora um candidato pelo recém fundado partido no município o PSDB, o candidato de oposição Joaquim Batista surpreendeu a todos ao obter 813 votos. 

Em 2004 com o lançamento da candidatura de Edílson a dupla Edílson-Zé Antonio queria continuar no comando, mais um forte bloco de oposição, formado pelo PT, PSDB e PTB lançou o candidato Nêm Balduíno, em uma campanha história, batendo nas irregularidades das gestões passadas, em salários atrasados na última gestão de Edílson e no fato das mesmas caras governando o município nos últimos 22 anos, o povo de Junco elegeu Nêm Baduíno com 2.179 votos, sendo 555 votos de maioria.

Nêm Balduíno fez um dos piores governos já registrados em Junco, depois do rompimento com seu vice Branco Simões, a oposição formada pelos ex-prefeitos Edílson e Zé Antonio, e os vereadores Antonio Ludgério, Ivaldo Donato, Heleno da Carneira, Junior de Barto, Zé Viana e Pedro de Gerôncio lançaram Branco para enfrentar o atual prefeito. Branco foi eleito com 2.204 votos, uma maioria de 332 votos.

Branco ao assumir a prefeitura encarrou graves problemas como salários atrasados, prédios públicos abandonados, veículos sucateados e inúmeras ações judicais feitas pelos funcionários comissionados que não receberam salários nos últimos meses da gestão anterior, mesmo com os problemas a gestão de Branco conseguiu sanar os principais problemas do município, e desenvolveu um bom governo, sendo indicado pelo grupo politico que faz parte, como candidato a reeleição. Já em 2012 ano da eleição os ex-prefeitos Edílson Gambarra e Zé Antonio  romperam com Branco e lançaram a candidatura do Professor Afrânio com apoio do também ex-prefeito Nêm Balduíno

Branco caminha para mais um vitoria, seus comícios e eventos políticos tem arrastado uma multidão de pessoas,  pelo decorrer dos fatos, provavelmente, Branco venha obter em 07 de outubro a maior votação que a população  já deu a um candidato a prefeito  em toda a historia de Junco

Nenhum comentário:

Postar um comentário