quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DE CAMPO (FESTA DO LEITE )


A região do semiárido brasileiro está passando por uma das maiores estiagem da história, segundo especialista, essa seca é a maior dos últimos 50 anos. Quem mais sofre com a estiagem prolongada são os agricultores da região, especialmente os criadores nordestinos, algumas estatísticas dizem que metade do rebanho bovino paraibano já morreu. 

A instituição do governo estadual mais presente e atuante no meio rural, preocupa-se com a situação e vem buscando soluções para minimizar os danos, A EMATER-PB, presente em todos os municípios paraibanos, está mobilizando toda a equipe técnica de campo, para não medirem esforços na execução das ações que possibilitem conviver de maneira digna com no semiárido. Várias políticas públicas estão chegando ao homem do campo via EMATER-PARAÍBA.

Uma das atividades realizadas pela EMATER com resultados concretos e de efeito imediato é a realização de dias de campo, visando orientar e capacitar os agricultores familiares do semiárido quanto as ações emergenciais de convivência com a seca, além de informar sobre as políticas públicas oriundos das esferas estadual e federal que pretendem auxiliar o agricultor nas atividades agropecuárias.

Em todas as regiões da Paraíba estão sendo realizados dias de campo sobre técnicas de convivência com o semiárido. No dia 30 de abril de 2013 foi realizado um dia de campo no município de Santa Cecília, o evento está dentro da programação da oitava edição da festa do leite, o dia de campo foi uma realização da EMATER e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA)  e da EMBRAPA algodão

Estiveram presentes dezenas de agricultores familiares do município. Nas estações foram discutidos os seguintes assuntos: 



Estação 1 – políticas públicas para o semiárido, informações sobre os programas federais como o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Garantia Safra, Bolsa Estiagem, Comercialização do milho pela CONAB, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), programas estaduais como a distribuição de ração, a comercialização de ração pela EMPASA e as ações da EMATER, emissão de DAP, cadastro do leite, elaboração de credito rural, foram outros assuntos tratados na estação. 


Estação 2. Assuntos como manejo e captação da água das chuvas, diferentes formas de armazenar água em diferentes estruturas e no solo foram alguns dos assuntos discutidos nesta estação. 

Estação 3, conservação de forragens, ensilagem, fenação, palma forrageira e utilização de plantas nativas na alimentação animal foram os assuntos abordados. 

O dia de campo foi finalizado com a doação de mudas de plantas nativas e plantas forrageiras, e raquetes de palma forrageira resistentes a cochonilha do carmim.

Segue fotos do evento.





























Um comentário:

  1. Parabéns a todos que participaram na organização da 8ª Festa do Leite em Santa Cecilia.Todos os eventos foram muito interessantes e todos principalmente os agricultores beneficiaram-se muito com os atividades.Parabéns ao Sr.Prefeito de Santa Cecilia:Salatiel Mendonça,aos parceiros SENAI,INSA,EMATER.Parabéns ao Sr.Ailton Santos tecnico que vem desempenhando uma belissímo papel frente a Emater local de Santa Cecilia.Boa Sorte para o trabalho continuar.

    ResponderExcluir