sexta-feira, 14 de junho de 2013

EMATER de Santa Cecília organiza visita de lideres de comunidades rurais ao INSA

O INSA (Instituto Nacional do Semiárido) é uma Instituição de Pesquisa, de caráter nacional, com enfoque no Semiárido brasileiro, integrante da estrutura básica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Como referência científica da região nordeste, promove e divulga a Ciência, Tecnologia e Inovação como patrimônios universais para o bem da humanidade e particularmente para o Semiárido Brasileiro. O INSA desenvolve e articula pesquisas voltadas para os problemas do Semiárido.

A EMATER-PARAÍBA, vem desenvolvendo técnicas de extensão rural e difusão de tecnologias sociais, sustentáveis e economicamente viáveis, buscando levar os resultados das pesquisas ao homem do campo, nesta ótica, o escritório da EMATER em Santa Cecília organizou no dia de hoje (14/06/2013) uma visita ao INSA para que lideres de comunidades rurais e presidentes de associações, pudessem conhecer as inovações e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Instituto, tais pesquisas visam dentre outros, a melhoria na produção economicamente sustentável no semiárido, ajudar o agricultor a conviver com seca de maneira digna, além de minimizar os efeitos da estiagem, que atualmente é das piores dos últimos 50 anos. Essas lideranças serão multiplicadores das informações que foram repassadas durante a visita.

Uma das metas da EMATER em Santa Cecília é a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF) em diversas propriedades rurais do município, como uma técnica eficiente que utiliza de maneira racional o solo, evitando degradação, aproveitando a terra de forma mais eficiente e proporcionando uma melhoria nas condições edafoclimáticas do mesmo. Assim sendo, a primeira etapa da visita consistiu na visualização in loco de um Sistema Agroflorestal. Os agricultores conheceram detalhadamente um experimento com palma solteira e palma em sistema agroflorestal que está implantado e sendo pesquisado à 03 anos na Fazenda Miguel Arraes aonde fica localizada a sede do Instituto.

Após a visita ao experimento com SAF, os agricultores tiveram a oportunidade de visitar a fazenda experimental do INSA, localizada no sitio Salgadinho município de Campina Grande, e conhecer diversos trabalhos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos por lá. Dentre eles, trabalhos de pesquisa sobre produção de hortaliças através de hidropônica, produção de forragem hidropônica utilizando água salobra, trabalhos com a raça bovina nativa Pé Duro, produção de mudas nativas e forrageiras, plantio de palma forrageira resistente a Cochonilha do carmim, plantio de agave para produção de forragem etc.

Por fim os agricultores conheceram as instalações da sede do INSA, e fizeram uma avaliação da visita. Segundo o senhor Augusto Correia presidente da Associação do sitio Maniçoba a  vista foi muito proveitosa, aonde todos tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas, que são simples de fazer e podem ajudar muito o agricultor. Já o senhor Josias Marques presidente da Associação do sitio Boi Seco falou que valeu a pena acordar de madrugada, viajar por 03 horas e visitar um local com tantas pesquisas voltadas para a nossa região, que podem melhorar e muito a produção agropecuária. Dona Diana representante da associação da Seriema ficou encantada com a produção hidropônica de hortaliças e quer receber mais informações sobre as pesquisa do INSA através de cartilhas. 

Segue abaixo fotos da visita

































2 comentários:

  1. Amigo Ailton!!
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho de divulgação das coisas positivas do nosso semiárido!

    Sem dúvidas o INSA é um grande aliado do homem do campo,e as novas tecnologias de convivência com a seca,devem amenizar os impactos devastadores,que afetaram a nossa Paraíba durante a maior estiagem dos últimos 60 anos...Pelo menos,nos próximos anos e nas próximas estiagens,esperamos que os agricultores do nosso semiárido estejam mais preparados para enfrentar,e conseguir manter os seus animais,com os recursos que a própria caatinga nos oferece!!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pelo maravilhoso trabalho e fico feliz em ver os meus
    conterrâneos e amigos do meu saudoso pai, adquirindo conheci-
    mento e levando novas técnicas para nosso município.

    ResponderExcluir